4 Dicas para lidar com pele atópica

Cada vez mais nascem bebés com pele atópica. Damos-te 4 dicas para lidares com ela!

A maioria das mães quando preparam o enxoval para o bebé, compram as malas já “pré-definidas” nas farmácias para os cuidados de pele dos seus filhos. Quando o bebé nasce chega a hora da verdade, e percebem que o bebé nasceu com pele atópica. Têm automaticamente que começar do zero.

Se sentires que a pele do teu bebé não fica hidratada como pretendes, mesmo passando creme após o banho, fala com o pediatra. Há crianças que chegam a ganhar eczema e, quando isso acontece, o bebé tem que ser visto de imediato por um dermatologista.

Para a pele atópica devem fazer a substituição de um gel de banho por um Óleo Emoliente. Estes óleos são concebidos para  limpar e não irritar a pele. Para além disso, ainda a hidratam e suavizam. Têm ainda a faculdade de manter as defesas naturais da pele. 

Como creme hidratante devem optar por Cremes Emolientes da mesma gama do óleo emoliente. Estes ajudam a hidratar e a acalmar a irritação na pele dos bebés. Deve aplicar-se, diariamente, à noite.

Para além dos cremes apropriados, a Blogazine partilha contigo, 4 dicas para lidar com este tipo de pele nos bebés.

1 – Nunca dar banho com água muito quente

Mesmo que os teus filhos gostem de tomar banho em água bem quente, não deves deixar. Este deve ser de curta duração e não deves colocar nenhum tipo de produto que faça espuma.

Os produtos que fazem espuma no banho contem ingredientes que irritam a pele dos nossos bebés. Também não é aconselhado dar banho com esponjas ou luvas de banho,  mais uma vez estes acessórios podem ajudar a  irritar ainda mais  a pele dos pequenos. 

2 – Não limpar o corpo dos bebés esfregando a toalha

Depois de os tirares do banho, limpa-os com uma toalha bastante macia. Com cuidado e sem esfregar a toalha na pele. Limpa com leves batidas no corpo para que a pele fique bem seca e sem irritações. Ter ainda muita atenção e limpar debaixo do pescoço. Esta é uma parte do corpo deles que facilmente acumula humidade, podendo provocar eczema.

3 – Ter cuidado nas roupas que escolhem 

Principalmente nas peças mais chegadas à pele, tem sempre em atenção que sejam compostas maioritariamente por algodão. Para além disso tenta sempre que não sejam roupas muito justas. Quanto mais justas estiverem, mais irritam a pele. Opta sempre por tecidos macios e leves. Para além de serem mais confortáveis para eles, são mais amigos da pele.

4 – Não coloques perfume diretamente na pele

Se és daquelas mães que gostam de colocar perfume nos bebés, não o devem colocar diretamente na pele. O ideal é colocar apenas na roupa e de leve. Desta forma, os bebés vão andar cheirosos e sem que o perfume lhes cause algum tipo de ração na pele.

Estas são as 3 dicas que achamos fundamentais para lidar com a pele atópica dos bebés. Relembramos a importância de, caso de desconfiem que os vossos filhos sofrem esta sensibilidade na pele,  devem aconselhar-se de imediato com um dermatologista. Cada criança tem as suas próprias necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *