7 Benefícios da leitura

Ler ajuda a manter o equilíbrio e melhora a vida em várias áreas, desde a saúde mental às relações sociais, passando pelas capacidades de escrita e criatividade.

“Ler faz bem. Ler é importante.” Durante toda a vida ouvimos estas frases, um pouco por todo o lado: em casa, na escola, nos meios de comunicação. Neste artigo vamos falar sobre a razão por trás destas afirmações. A leitura é um hábito que deve estar presente na rotina de qualquer pessoa, devido a todos os benefícios que proporciona. Os livros são ferramentas de conhecimento e crescimento em várias áreas, independentemente de serem técnicos ou de ficção. Vamos descobrir todos os seus benefícios?

7 Benefícios da Leitura
1. Melhora a capacidade de concentração e a memória

Ao ler um livro é necessário estar atento à história e seguir a sua linha de desenvolvimento, melhorando não só a concentração, como também fortalecendo a memória ao levar o leitor a decorar dados como nomes de personagens e suas características e eventos importantes da ação.

2. Combate o envelhecimento do cérebro

Ler é como ginástica para o cérebro, aumenta as conexões neurais e, por consequência, faz com que o cérebro funcione melhor. Ademais, quanto mais se desenvolver as capacidades cognitivas de memória, perceção e raciocínio, mais lenta se torna a perda das capacidades associadas ao envelhecimento natural.

3. Enriquece o vocabulário e melhora a escrita

Os livros expõem o leitor a uma vasta e diversificada quantidade de novas palavras e expressões, bem como perceber e/ou recordar como as palavras são escritas e a forma mais correta de as organizar numa frase. Por consequência, a aptidão para escrever acaba, também, por se desenvolver.

4. Abre horizontes e aumenta a criatividade

A leitura transmite conhecimentos, tendências, metodologias, ferramentas em áreas técnicas e específicas. Através dos livros pode-se viajar, conhecer novos lugares, culturas e costumes e também sobre tradições, rotinas e acontecimentos do passado. Tudo isto contribui para abrir horizontes e ter novas perceções do mundo. Ao mesmo tempo, ao estar a ler tantas informações e ideias diferentes, também a criatividade vai aumentar.

5. Desenvolve o pensamento crítico

A exposição a diferentes visões do mundo, culturas e realidades, faladas no ponto anterior, ajuda o leitor a questionar-se e informar-se sobre os mais diversos assuntos. Deste modo, as pessoas acabam por desenvolver o pensamento crítico.

6. Promove a empatia

Ler é, à primeira vista, um passatempo solitário. Contudo, a leitura de livros de ficção promove a ligação com as personagens que, apesar de não serem reais, ajudam a perceber o que é estar no lugar de outra pessoa, aumentando a capacidade de sentir empatia.

7. Reduz o stress

Ler é considerada a atividade que mais reduz o stress, pois obriga a estar quieta e deixar o corpo em repouso; é uma forma de meditação por exigir que a mente esteja focada em algo; reduz a ansiedade e a pressão arterial e batimentos cardíacos.

Agora que conhecemos os benefícios da leitura, vamos ler ainda mais?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *