Como lidar com a ansiedade durante a quarentena?

Nas últimas semanas, fomos obrigados a permanecer em casa. Se, para uns, foi motivo de colocar tarefas em dia e saber ocupar o seu tempo, para outros foi motivo para ficar mais ansioso. Mas, afinal, como lidar com a ansiedade?

Já nos encontramos em isolamento social há mais de 40 dias. Muitas são as pessoas que partilham nas redes sociais formas de ocupar o seu tempo (para além do teletrabalho) – a famosa “pãodemia”, onde toda a gente experimentou várias receitas de pão disponíveis; colocar a leitura em dia (quem não tinha aquele livro para ler há imenso tempo e agora aproveitou?) ou ver as séries que sempre quiseram ver.

No entanto, o que para algumas pessoas serve para colocar em prática atividades de lazer, existem outras que, devido à impossibilidade de sair, de ficar confinado a um espaço fechado, e de não poder andar livremente na rua, ficam mais ansiosas. E quanto mais pensam na situação, mais ansiosas ficam.

A Blogazine vai indicar algumas atividades que podes fazer para conseguir lidar com a ansiedade nestes tempos difíceis

Caminhada

Podes sair de casa para fazer uma pequena caminhada. Sozinho ou com mais uma pessoa, procura um sítio isolado para fazeres a tua caminhada calmamente. Coloca uns auscultadores com a tua música favorita e desfruta do ar puro. Vais ver que te irás sentir melhor!

Como Lidar Com A Ansiedade Durante A Quarentena?
Meditação

Há quem se sinta melhor com meditação. Com apenas 20 minutos por dia, procura um local em tua casa onde consigas estar sozinho durante esse período. Relaxa, liberta a tua cabeça de tudo aquilo que te preocupa e concentra-te em ti e no teu bem estar. Já te sentes melhor?

Como Lidar Com A Ansiedade Durante A Quarentena?
Exercício Físico

Uma das melhores coisas para libertar o stress e a ansiedade acumulados é praticar exercício físico. E podes fazê-lo em casa. Existem inúmeras aulas online, seja no YouTube ou nas restantes redes sociais. Procura um treino que seja adaptado à tua condição física ou procura alguém para te dar um treino online (mais uma vez, adaptado à tua condição física).

Ler

Se és daquelas pessoas que se sente mais relaxada ao ler um livro (uma vez que consegues abstrair-te da tua situação para “abraçar” a história do livro), fá-lo. Pega num livro que gostes. Um livro que já tenhas lido e que te tenha dado prazer ao fazê-lo. É uma forma de te manteres ocupado e de te esqueceres, momentaneamente, dos tempos em que vivemos e do medo que todos nós sentimos relativamente ao Covid-19.

Como Lidar Com A Ansiedade Durante A Quarentena?

São estas algumas das sugestões que a Blogazine tem para te dar para enfrentar os dias mais complicados ou aqueles em que andas mais ansioso. Procura atividades que te preencham, que te ocupem e que te façam esquecer o que se passa à tua volta. Respira fundo algumas vezes.

Tenta pensar nos bons momentos que passas em família (caso estejas na mesma casa com familiares) ou faz uma chamada a um amigo e conta-lhe o que se está a passar contigo. Procura um ombro amigo. Procura o teu bem estar, acreditando que tudo isto irá passar gradualmente e que, daqui a algum, poderemos andar mais livremente no exterior.

Como tens lidado com esta situação? Vais seguir alguma destas sugestões?

Ricardo Rodrigues

Farmacêutico, pós-graduado em Dermatocosmetologia, autor do blogue "O Pinguim Sem Asas" e natural da cidade do Porto. Um apaixonado por cosméticos que acredita que toda a gente tem potencial para ter uma pele incrível e saudável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *