Cuidados de saúde no planeamento da viagem

Perante a pandemia mundial, não sabemos quando podemos voltar a viajar, mas sabemos que quando o voltarmos a fazer há cuidados que devemos ter antes de viajar e que há coisas que devemos levar na mala.

O momento de decidir onde passar uns dias de férias, longe da rotina do dia-a-dia, é entusiasmante. Mas há aspetos práticos, durante o planeamento de uma viagem, que podem revelar-se aborrecidos ou stressantes. Para simplificar esta tarefa, selecionámos algumas dicas essenciais de saúde pré-viagem.

Assistência médica no estrangeiro

Se o plano é viajar na União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça leva o Cartão Europeu de Seguro de Doença.

Cartão Europeu de Seguro de Saúde
Cartão europeu de seguro de doença

Com este cartão terás fácil acesso aos centros de saúde e hospitais públicos. Pede-o, gratuitamente, na Segurança Social, com pelo menos 15 dias de antecedência à tua viagem. O cartão é válido por três anos.

Na sua falta não te será negado o acesso aos cuidados de saúde que necessitares. Contudo, terás de pagar a totalidade das despesas médicas, guardar os recibos e, quando voltares de viagem, poderás entregá-los na Segurança Social, pedindo o reembolso dos gastos incorridos.

Seguro de viagem

Ninguém está livre de ficar doente ou de sofrer um acidente, mesmo em período de férias, e um seguro de viagem pode ajudar-te muito. Garante o pagamento de indemnizações por morte ou invalidez e a assistência médica e responsabilidade por danos a terceiros. Na eventualidade de alguma coisa correr menos bem ou até drasticamente mal, sem a cobertura de um seguro de viagem, poderás ter de pagar despesas hospitalares bastante elevadas. Investir num bom seguro de viagem é muito importante para resolver estas situações da melhor maneira possível.

Se viajares por conta própria, sozinho ou em família, é essencial estares protegido por um seguro de viagem. Contudo, a aquisição de um seguro pode tornar-se desnecessário se viajares só pela Europa (basta teres contigo o Cartão Europeu de Seguro) ou se reservares as tuas férias através de uma agência de viagens (o seguro já está incluído na maioria dos pacotes turísticos).

Consulta do viajante

Se vais viajar para destinos como América do Sul, África ou Ásia, antes de partires aconselhamos-te a ir à Consulta do Viajante. Se pretenderes viajar sem destino, ir de mochila às costas, ou se pensas ficar em alojamentos com condições limitadas, recomendamos-te o mesmo.

Esta consulta deve ser realizada entre 4 a 8 semanas antes da partida. Aqui poderás saber quais os riscos de saúde relacionados com o teu destino e as precauções que deverás ter antes, durante e depois da viagem. Aproveita a consulta do viajante para te informares sobre o que deves fazer: vacinas e medicação a tomar, produtos a incluir no kit de primeiros socorros, cuidados de higiene no destino e os alimentos a evitar.

Medicamentos na bagagem

Chegou a hora de fazer as malas e precisas de levar medicamentos na mala de mão? Se não seguires os regulamentos das companhias aéreas, podem obrigar-te a deixá-los no aeroporto ou a entregar a mala para seguir no porão (podendo acarretar custos).

kit primeiros socorros
Kit de primeiros socorros

Existem alguns medicamentos essenciais que poderás na levar na bagagem caso surja alguma complicação durante a tua viagem. Recomendamos que tenhas contigo alguns analgésicos, anti-inflamatórios, anti-histamínicos e anti-diarreicos.

Se estiveres a tomar alguma medicação específica que obrigue a ter receita médica, leva-a em quantidade suficiente, pois poderá não estar disponível no teu destino.

bolsa de líquidos
Bolsa de transportar líquidos

Os medicamentos líquidos, como xaropes e antibióticos, devem ser transportados em frascos com capacidade máxima de 100 mililitros cada. Estes frascos têm de ficar todos guardados numa embalagem de plástico transparente, para que as autoridades possam ver o seu conteúdo. Cada pessoa só pode transportar, no total, um litro de líquidos na bagagem. Quanto aos medicamentos sólidos, como comprimidos ou cápsulas, não há restrições.

Anotaste todas as dicas? Na tua próxima viagem já sabes, é fechar as malas e embarcar!

Cristina Marques

É amante de viagens, uma food lover e adora fotografia paisagística. Gosta também de ler e escrever sobre destinos turísticos e, em 2017, criou o seu próprio blog de viagens.

2 thoughts on “Cuidados de saúde no planeamento da viagem

  • Maio 1, 2020 at 7:47 pm
    Permalink

    Adorei os conselhos! Muito sucesso. 😊

    Reply
  • Maio 2, 2020 at 10:16 pm
    Permalink

    Aqui está antes de iniciar uma viagem há que ter coisas em conta.
    Beijinhos

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *