3 Dicas para uma boa rotina de sono

Quando pensamos em nascimento de um bebé, pensamos automaticamente em privação do sono. A verdade é que podemos criar desde cedo uma rotina capaz de fazer frente a esta.

Deixamos 3 dicas para conseguirem dar uma rotina de sono aos mais pequenos e terem sucesso na hora de dormir.

1 – Dar banho à noite

Depois de um longo dia de trabalho e de ir buscar as crianças à escola/ama, nada melhor que dar-lhes um banho (normalmente as crianças acabam por relaxar ao final de um banho quente). Contudo, é preciso ter em atenção que, há bebés que após o banho ficam mais despertos.

Tentem sempre adaptar as rotinas aos vossos filhos e compreender as suas necessidades.

2 – Jantar sempre à mesma hora

Após o banho, aproveitem para vestir o pijama e passar ao jantar.

Com a rotina, as crianças vão passar a perceber que o banho é sempre sinónimo de acalmar, ir jantar e dormir. Tentem criar um horário para jantar e cumpram-no!

Após o jantar, deixem-nos brincar algum tempo. Sempre que possível brinquem com eles, dêem-lhes atenção e tentem que eles relaxem, dentro do possível. Estas brincadeiras são muito importantes porque, para além de os ajudarem a gastar alguma energia, é sempre mais um laço que criam com eles e mais memórias que ficam.

3 – Dar algo aconchegante

Todas as crianças tem um objeto que gostam de levar com eles para cama. Uma fralda, um peluche, um boneco, algo que os faça sentir mais aconchegados e “seguros”. Incentivem os vossos filhos a levarem o deles.

Todas as crianças são diferentes e enquanto umas podem demorar 10 minutos a adormecer, outras demoram meia hora ou mais. Não tem nada de errado aqui, depende sempre de como eles estiverem naquele dia (se estão mais agitados ou mais calmos). Deitem-nos e, enquanto eles ainda estão meios acordados, façam-lhe umas “festinhas” em partes do corpo que sabem que os deixa relaxados.

Aliado a estas três dicas, acreditamos que o facto de terem um quarto só para eles, ajude. Motivo esse pelo qual os especialistas defendem que quanto mais cedo têm esse espaço, mais cedo se tornam independentes.

Uma criança exige muita paciência, muita dedicação e rotinas. As rotinas são primordiais. Depois é importante perceberem o que funciona com as vossas crianças. O que funciona milagrosamente para uns, não funciona para outros.

Conhecem alguma dica para uma boa rotina de sono?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *