3 Passos essenciais para cuidares da tua pele

Não precisas de colocar muitos cosméticos para tratar da sua pele. Se utilizares os produtos chave, tens tudo para que ela fique impecável.

Para teres uma pele bem cuidada e saudável, tens que te preocupar com três passos que são bastante importantes para a pele do teu rosto: limpeza, hidratação/nutrição e proteção solar. Se utilizares estes três produtos, e seguires as suas indicações conforme indicação na embalagem, ou recomendadas por um profissional especializado, ao fim de aproximadamente um mês irás ver resultados.

Limpeza

Independente do teu tipo de pele – seca, normal, mista, oleosa ou sensível – terás que utilizar um produto de limpeza adaptado. Seja um produto para ser utilizado com ou sem enxaguamento, seja um leite, um óleo ou um gel de limpeza, é importante limpares a tua pele. Porquê? Simples! Para remover o excesso de sebo, poeira, sujidade, suor, factor de proteção solar (ou maquilhagem, caso a utilizes), entre outras coisas que poderão ser prejudiciais para a saúde da tua pele, caso não sejam removidas. Deverás efetuar este passo de manhã e à noite.

Mas atenção: lê as indicações na embalagem do produto que utilizas. Se o produto aconselhar a remoção do mesmo com água, faz isso. E aqui temos o exemplo das águas micelares ou águas lipossomadas. Se o produto tiver a indicação de remoção com água, remove-o. Caso contrário, poderá trazer problemas para a tua pele, nomeadamente intolerâncias cutâneas, ressecamento da pele ou desenvolvimento de rash cutâneo (urticária).

Hidratação/Nutrição

Este passo é de extrema importância, tanto na rotina matinal, como na rotina de pele noturna. Uma pele bem hidratada é aquela que possui a barreira cutânea íntegra (e que, desta forma, nos irá proteger dos fatores externos à nossa pele). Uma barreira cutânea íntegra faz com que a perda insensível de água (PIA) diminua. Para além disso, os alergenos não irão conseguir penetrar na nossa pele, o que poderá levar a algum tipo de sensibilidade cutânea.

Mesmo as peles oleosas necessitam de hidratação. A maior parte das pessoas tem a ideia (errada) de que uma pele oleosa está naturalmente hidratada, mas não. Uma pele oleosa desidrata muito facilmente, pelo que é preciso dar esta parte “aquosa” à nossa pele, de forma a que fique saudável. Que tipo de ingredientes procurar? Ácido hialurónico ou glicerina, por exemplo.

Numa pele mais seca, para além da hidratação, poderá ser necessário conferir nutrição à mesma. Uma vez que neste tipo de peles há uma actividade bastante diminuída das glândulas sebáceas – levando a que a produção de sebo/oleosidade seja baixa -, para que a tua pele fique bem, terá de ser igualmente nutrida. Aqui, procura produtos com algum tipo de manteiga ou óleos na sua composição, entre outros.

Proteção Solar

O melhor amigo da tua pele. Costuma-se dizer que o melhor produto para combater o envelhecimento da nossa pele é o protetor solar e é bem verdade. O sol e a sua exposição prolongada e desprotegida acelera o envelhecimento da nossa pele. Quais os sinais? Aparecimento de um maior número de sinais, manchas castanhas no rosto ou debaixo dos olhos e, em alguns casos, flacidez e uma pele mais seca e irregular.

Como prevenir e adiar ao máximo o aparecimento deste sintomas? Utilizando protetor solar diariamente, faça chuva ou faça sol. Mesmo em dias mais encobertos, a radiação solar chega até à tua pele, pelo que é necessário protegê-la.

Se trabalhas ao lado de uma janela, deverás colocar protector solar também. A radiação solar passa através do vidro e danifica a tua pele a longo prazo.

Como poderás compreender, apenas precisas de colocar protetor solar de manhã. De noite, não há necessidade de colocarmos filtros solares na pele. Aliás, poderá até prejudicar a mesma.

Ainda com dúvidas de como tratar bem da tua pele? Experimenta utilizar de forma correcta e religiosa estes três produtos e vais ver que a tua pele agradece.

Ricardo Rodrigues

Farmacêutico, pós-graduado em Dermatocosmetologia, autor do blogue "O Pinguim Sem Asas" e natural da cidade do Porto. Um apaixonado por cosméticos que acredita que toda a gente tem potencial para ter uma pele incrível e saudável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *