Autores: Haruki Murakami

Nascido no Japão e aclamado em todo o mundo, Haruki Murakami é dono de grandes best sellers e conhecido pela sua escrita melancólica, fatalista e utópica.

Haruki Murakami é dos escritores japoneses mais conhecidos e aclamados com sucessos de vendas tanto no seu país, como a nível internacional.

Nasceu no ano de 1949, em Kyoto, e cresceu na cidade portuária de Kobe, lugar que deu a visão cosmopolita do mundo tão vincada na sua obra. Formado em Dramaturgia Clássica no Departamento de Literatura da Universidade de Waseda, durante o período de estudante teve uma participação ativa em protestos contra a guerra do Vietnam.

Terminada a universidade, abre um bar de jazz, chamado Peter Cat em Kokubunji, em 1974, sobre o qual diz ter sido onde aprendeu tudo sobre a vida. O nome do estabelecimento foi dado em homenagem ao gato do escritor. Foi, também, neste período que publicou os primeiros livros:  Ouve a Canção do Vento e Flíper.

Em 1986, parte para a Europa, onde mora durante alguns anos e, mais tarde, ruma até aos Estados Unidos de América, onde acaba por se fixar, até voltar novamente ao Japão. Atualmente, vive nas proximidades de Tóquio.

Caracterizado pela sua escrita surrealista, melancólica e fatalista, muito marcada pelo estilo kaftinano, conta com diversos premiações no currículo. Entre as quais o Noma Literary Prize, com o livro Caçando Carneiros (1982); o Prémio Franz Kafta e o Goodreads Choice Awards de Melhor Ficção com 1Q84 (2011). Já no que respeita às suas influências literárias, estas passam por Raymond Chandler, Kurt Vonnegut e Richard Bratigan.

Além de escritor, Murakami, também é tradutor, tendo traduzido obras de F. Scott Fitzgerald, Truman Capote, John Irving e Raymond Carver, mas nunca as suas, deixando esse trabalho para terceiros.

Muito mais que um escritor

A par da escrita, os desportos de resistência e a música são das suas grandes paixões. Apesar de apenas ter começado a correr aos 33 anos, participa em provas de triatlo, maratonas e ultramaratonas.

Escreve improvisando como músico de jazz e tem uma coleção com cerca de dez mil discos de vinil.

Em agosto de 2019 estreou um programa de rádio, Run & Songs, na estação Tokio Fm, que se dedica à corrida e à música, tal como o nome indica. A ideia do programa surgiu um fórum online que Murakami teve em 2015, no qual respondia a perguntas dos leitores. Também no Run & Songs o público pode enviar questões sobre diferentes temas. Em relação aos géneros musicais predominantes no programa, estes passam pelo Jazz e o Rock.

Já conhecias este autor?

Marisa Vitoriano

Queria viver num episódio dos Friends, gosto de palavras e de ver o sol a deitar-se no mar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *