Como tratar de uma pele seca?

Uma pele seca não só precisa de água, bem como lípidos. Hoje a Blogazine vai-te dar algumas dicas de como tratares da tua pele seca!

A falta de hidratação no interior da pele pode apresentar diferentes formas, variando da típica rugosidade, descamação a pequenas fissuras e vermelhidão, inflamação e comichão. Quando uma pele começa a perder hidratação, a pele sente-se seca, ou seja, repuxada e áspera ao toque.

No rosto, a pele seca é particularmente desconfortável e pode levar a um envelhecimento prematuro. A secura costuma aparecer nas bochechas e em redor dos olhos.

Assim, e para te ajudar, vamos indicar-te alguns passos para adotares caso tenhas uma pele seca.

Como Tratar De Uma Pele Seca?
Limpeza

Uma pele seca precisa de conforto e de nutrição, pelo que os produtos de limpeza que irá privilegiar serão texturas em leite, óleo, bálsamo ou manteiga, sendo produtos para utilizar sem enxaguamento, ou seja, sem remoção dos mesmo com água.

Estes produtos, apesar de serem de limpeza, vão evitar que a pele desnutra ainda mais, repondo algum teor de lípidos essenciais à pele, para além de remover maquilhagem, poeiras acumuladas ao longo do dia, sujidade e restos de fator de proteção solar.

Este passo deverá ser feito tanto de manhã como de noite. A limpeza nocturna é de suma importância, uma vez que é aqui que se verifica uma maior atividade de renovação celular, pelo que, se a tua estiver bem limpa, os produtos que irás colocar a seguir vão ser melhor penetrados e, assim, aproveitar ao máximo o seu potencial.

Tónico/Bruma

A função de um tónico, em qualquer tipo de pele, é de terminar a limpeza da pele, tonificar o rosto (tal como o nome indica), para além de equilibrar o pH da pele e reduzir o diâmetro dos poros. O melhor para uma pele seca será um tónico hidratante.

Nesta passo, também poderemos utilizar (ao invés de um tónico) uma bruma hidratante ou uma água termal. Irão refrescar a pele e ainda dar alguma hidratação à mesma.

Sérum e Creme de Rosto

Aqui temos que privilegiar os produtos que sejam hidratantes, tanto no sérum como no cuidado propriamente dito. Neste último caso, uma pele seca irá sentir mais conforto e preferir texturas mais ricas/nutritivas, como um creme ou um creme nutritivo (maior teor em lípidos que um creme).

Que ingredientes procurar nestes produtos? Idealmente ceramidas, glicerina, ácido hialurónico, ureia, parafina, vaselina, óleo de argão, manteiga de karité e estes são apenas alguns exemplos. O óleo de rosa mosqueta também é verdadeiramente nutritivo, assim como o óleo de amêndoas doces.

Quando utilizar? Tanto de manhã como à noite. De manhã para proteger a pele das agressões diárias do dia-a-dia e à noite para repor o teor em lípidos e em água perdidos durante o dia. Tal como já foi referido, é à noite que existe uma maior atividade de renovação celular.

Protetor Solar

Este é um passo bastante importante e muito esquecido pelas pessoas. O protetor solar, tal como o nome indica, irá proteger a tua pele da radiação solar. Este produto é o melhor produto anti-envelhecimento que podes usar em conjunto com um cuidado hidratante adaptado à pele seca.

Procura um protetor solar de largo espectro, ou seja, um protetor solar que não só proteja a tua pele da radiação UVB, mas também da radiação UVA, raios infravermelhos e ainda luz visível.

Como podes compreender, apenas necessitarás de utilizar protetor solar de manhã e, mesmo que o dia esteja com nuvens e o Sol não “espreite”, utiliza na mesma – há sempre radiação solar que consegue chegar até nós e até à nossa pele.

Produtos complementares

Um dos produtos que podes utilizar para complementar a tua rotina diária de cuidados de pele é uma máscara. Procura máscaras hidratantes, de fácil utilização. Seja em creme ou em tecido, podes utilizar aquele que te for mais prática. Não utilizes máscaras peel-off, pois poderás danificar a tua pele com este tipo de máscaras.

Como utilizar? Uma a duas vezes por semana (depois de uma esfoliação suave), em camada grossa, durante o tempo indicado na embalagem, e depois remover com um disco de algodão, ou então colocar em camada fina à noite e dormir com ela. Vais gostar da sensação.

Ricardo Rodrigues

Farmacêutico, pós-graduado em Dermatocosmetologia, autor do blogue "O Pinguim Sem Asas" e natural da cidade do Porto. Um apaixonado por cosméticos que acredita que toda a gente tem potencial para ter uma pele incrível e saudável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *