TOP 10: Os melhores parques e reservas naturais de Portugal

O nosso país tem dos mais exuberantes espaços de natureza da Europa. A Blogazine dá-te a conhecer 10 dos mais incríveis parques e reservas naturais de Portugal.

Com o aproximar do verão, o calor convida-nos a sair à rua para passear. Se és amante da natureza, vais adorar as nossas sugestões para uma escapadinha ao ar livre junto das praias e montanhas do nosso país. Em Portugal existe mais de duas dezenas de parques e reservas naturais, de acordo com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Parque Nacional da Peneda-Gerês

O Parque Nacional da Peneda-Gerês é a única área de natureza protegida classificada como Parque Nacional. Este parque de 703 km quadrados tem extensas zonas cobertas por rochas de granito, vales e florestas embelezadas de carvalhos e pinheiros perfumados.

No Parque há mais de 100 aldeias de granito que pouco mudaram com o passar dos anos e que resistem às visitas dos turistas curiosos. As aldeias mais antigas estão na Serra da Peneda. Contudo, é a Serra do Gerês que recebe o maior turismo.

São várias as espécies de animais que aqui poderás encontrar, desde o lobo ibérico, veados e algumas aves de rapina.

O parque tem à disposição dos seus visitantes inúmeras atividades aventureiras, desde caminhadas, canoagem e kayak.

Parque Nacional da Peneda-Gerês
Parque Natural do Litoral Norte

O Parque Natural do Litoral Norte estende-se ao longo de 16 km lineares, paralelamente à costa marítima. Este Parque, que vai desde o estuário do Neiva até Apúlia, é composto por praias com recifes e dunas e por pinhais e campos agrícolas. Se adoras fazer praia, aqui tens mar e rio!

Não percas a zona da Apúlia, onde os moinhos de vento se destacam e terás fotos incríveis para recordação!

Praia Esposende
Parque Natural do Litoral Norte
Reserva Natural das Dunas de São Jacinto

A Reserva Natural das Dunas de São Jacinto é um parque costeiro densamente arborizado por pinheiros, com extensas zonas de dunas, rico em pássaros de diferentes espécies em preservação.

A norte de São Jacinto encontra-se esta reserva natural de floresta que oferece aos seus visitantes trilhos e esconderijos para observação das aves. A melhor época para a observação de aves é de novembro a fevereiro.

Reserva Natural das Dunas de São Jacinto
Parque Natural da Serra da Estrela

O Parque Natural da Serra da Estrela é a maior área de natureza protegida do país. Os prados e lagos existentes nos pontos mais altos da Serra formam uma das paisagens mais maravilhosas de Portugal.

Neste Parque vais maravilhar-te com as diversas espécies animais, desde lobos, javalis, raposas, lontras, águias e falcões e o coelho-bravo.

A Serra é rica em oportunidades para caminhadas. As suas montanhas são um dos destinos mais atrativos para os amantes do ar livre. Para os exploradores mais aventureiros, existem percursos para fazer BTT, escalada e, no inverno, podes esquiar na neve. Junto à Torre da Serra não percas a oportunidade de provar os seus queijinhos e dar festinhas ao Cão da Serra da Estrela.

Parque Natural da Serra da Estrela
Parque Natural do Douro Internacional

O Parque Natural do Douro Internacional abrange uma zona de 120 km em que o rio Douro faz fronteira entre Portugal e Espanha.

O Parque integra-se num vale profundo de margens escarpadas, com altas falésias e lagos, tendo uma das vistas mais bonitas do país. As falésias de granito do vale deste Parque são o refúgio de várias espécies de aves em vias de extinção, como as cegonhas negras, abutres egípcios, falcões e águias.

Os melhores lugares de partida para explorar este parque é em Miranda do Douro ou em Mogadouro. Para os amantes do desporto existem quatro trilhos bem marcados. Os trilhos, abertos a caminhantes e ciclistas, passam por bosques de carvalhos e pequenas aldeias, incluindo vistas impressionantes sobre o rio.

Parque Natural do Douro Internacional
Reserva Natural das Berlengas

A Reserva Natural das Berlengas encontra-se a 10 km da costa de Peniche. Berlengas é uma ilha espetacular, rochosa e remota, com formações rochosas retorcidas e cavernas escancaradas. A ilha está rodeada por águas claras, calmas e azul escuras cheias de pequenas embarcações, ótimas para praticar snorkeling e mergulho. Os habitantes mais famosos desta Reserva são milhares de aves marinhas.

Há alguns trilhos à volta da ilha que podem ser explorados a pé ou de bicicleta. De manhã podes apanhar um barco em Peniche e regressar ao fim do dia ou, se preferires, podes acampar ou ficar a dormir no Forte de São Jorge.

Reserva Natural das Berlengas
Parque Natural de Sintra-Cascais

O Parque Natural de Sintra-Cascais é outro recanto maravilhoso de Portugal. Com as suas montanhas e florestas, jardins exóticos e palácios reluzentes, este parque é como uma página retirada de um conto de fadas.

O parque acolhe fantásticos pontos turísticos, como o Cabo da Roca, o Palácio da Pena, o Parque de Monserrate, a Quinta da Regaleira e a Praia Grande do Rodízio. É também nele que se refugiam centenas de espécies animais como o Toirão, o Bufo-real, o Corvo-marinho-de-crista, o Falcão, o Gavião, a Águia, a Cobra-de-capuz, o Lagarto-de-água, a Víbora-cornuda e a Boga-portuguesa.

Este parque é um ótimo lugar para sair e caminhar junto da natureza, com trilhos bem marcados entre colinas densas e rochas gigantes.

Parque Natural de Sintra-Cascais
Parque Natural da Arrábida

O Parque Natural da Arrábida é outro tesouro da natureza junto ao mar. Com uma imensidão de zonas verdes densas e cercado por praias limpas e douradas, o Parque Natural da Arrábida estende-se por 35 km ao longo da costa, de Setúbal a Sesimbra.

A Serra é rica em azeitonas, pistácios, morangos, tomilho, borboletas, besouros, pássaros e algas marinhas.

Podes explorar as suas praias paradisíacas, percorrer os seus trilhos e visitar as cidades que rodeiam o parque. Sugerimos-te que conheças o parque de carro, iniciando a norte da N379-1 para apreciares melhor a beleza das suas paisagens sobre a montanha e o mar. Pelo caminho irás encontrar miradouros de cortar a respiração. No fim da estrada segue em direção às praias para desfrutares de uns banhos de sol.

Parque Natural da Arrábida
Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina é outro paraíso português. Neste parque encontrarás praias incríveis protegidas por uma imensa vegetação selvagem.

O parque tem uma extensão impressionante de 120 km, desde Burgau ao Cabo de São Vicente, cobrindo quase toda a costa ocidental do Algarve e do Alentejo. Este espaço natural é o habitat de lontras, raposas, gatos selvagens, águias e cegonhas que desfrutam das zonas húmidas costeiras.

Para os amantes de caminhadas e roadtrips há uma grande rota pedestre chamada Rota Vicentina. A rota tem dois percursos principais: o Caminho Histórico pelo interior rural, com 230 km, e o Trilho dos Pescadores junto ao mar, com 125 km. Ambos os trilhos têm várias etapas longas com cerca de 20 km cada, ideais para uma caminhada de um dia. Se tens pouco tempo ou não tens preparação física suficiente faz os percursos circulares que são pequenos e podem ser feitos em meio dia.

Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
Parque Natural da Ria Formosa

O Parque Natural da Ria Formosa é um sistema de lagoas único e em mudança constante, na sequência do movimento contínuo de ventos, correntes e marés. Foi considerado uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. O parque estende-se ao longo de 60 km da costa Algarvia abrangendo cinco ilhas-barreira e duas penínsulas muito bonitas.

Nesta área protegida podemos encontrar zonas de sapais, bancos de areia, dunas, salinas, lagoas de água doce, cursos de água, áreas agrícolas e matas.
É sem dúvida um paraíso para os apaixonados por observação de aves porque este parque é uma zona de passagem durante as migrações de aves raras como o caimão e o flamingo. Outros animais que poderás encontrar é o camaleão, o cavalo-marinho e o cão de água, que estão em vias de extinção.

Não percas a oportunidade de explorares esta zona do Algarve durante uma caminhada, uma visita guiada, um passeio de bicicleta ou de barco.

Parque Natural da Ria Formosa

Escolhe qual destes lugares vais querer explorar e prepara-te para umas férias bem divertidas!

Cristina Marques

É amante de viagens, uma food lover e adora fotografia paisagística. Gosta também de ler e escrever sobre destinos turísticos e, em 2017, criou o seu próprio blog de viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *