5 Atividades para te divertires na natureza

Gostas de passear junto da natureza? Trazemos-te 5 sugestões para te divertires em família ou com os teus amigos!
  1. Passeia no Vale do Côa em busca de artefactos paleolíticos
  2. Faz caiaque com os teus amigos no rio Mondego
  3. Aprende a fazer surf em família
  4. Observa golfinhos no Algarve
  5. Procura pegadas de dinossauros
Parque Arqueológico do Vale do Côa

Muitos turistas que visitam Vila Nova de Foz Côa, vão para conhecer a galeria de arte rupestre do Parque Arqueológico do Vale do Côa. Neste parque poderás descobrir incríveis figuras paleolíticas na forma de pinturas e gravuras sobre rochas de xisto e granito.

Como todo o vale do Douro Vinhateiro, este é um espaço arqueológico em funcionamento mas só o podes conhecer através de visita guiada. Alimenta os teus conhecimentos de história, faz a marcação da tua visita ao parque e explora a região do Douro.

Caiaque no Rio Mondego

Anda de caiaque com os teus amigos no rio. No Pioneiro do Mondego podes alugar caiaques para remar no rio. Aventura-te, faz o percurso completo de Penacova a Coimbra e desfruta de uma viagem alucinante de 25 km.

Se preferires um desafio mais fácil faz o percurso clássico de 18km, entre Penacova e Torres do Mondego. Pelo caminho encontrarás pequenas praias, ideais para fazer uma pausa para um lanche ou um mergulho.

Caiaque no Rio Mondego
Aprende a Surfar

Se adoras fazer surf, junta-te à tua família e amigos e aventura-te nas grandes ondas do mar. Exemplos de excelentes lugares para surfar são a Praia do Guincho (Cascais), a Praia do Norte (Nazaré) e a Praia do Amado (Aljezur).

Se não sabes mas gostavas de aprender a surfar, agarra numa prancha e espreita os cursos numa escola de surf perto de ti. Lá também alugam pranchas e fatos de mergulho para que possas experimentar este deporto aquático.

Observação de Golfinhos

Em Sesimbra e noutras localidades do sul do país podes apanhar um barco com uma equipa de biólogos a bordo que te explicarão tudo sobre a vida marinha. Nestes passeios de barco podes escolher diferentes atividades, desde a observação de golfinhos, de aves marinhas e mergulho.

Se andares pelo Algarve não podes mesmo perder a experiência de ver os golfinhos no mar. São muito simpáticos, adoram a presença dos humanos e fazem barulhos muito engraçados.

Pegadas de Dinossauro

Acreditas que há 150 milhões de anos atrás existiram dinossauros? E sabias que podes encontrar algumas das suas pegadas nos penhascos de calcário a norte do Cabo Espichel? Aventura-te e procura estas pegadas junto à Praia dos Lagosteiros. São raras, têm origem no final da Era do Jurássico e, surpreendentemente, continuam muito bem preservadas.

Marca um encontro com os teus amigos para fazerem uma caminhada junto à costa e desafia-os a encontrar o maior número de pegadas que conseguirem!

Gostaste das nossas sugestões? Partilha connosco as tuas ideias de outras atividades giras!

Imagens: Côa Parque

Cristina Marques

É amante de viagens, uma food lover e adora fotografia paisagística. Gosta também de ler e escrever sobre destinos turísticos e, em 2017, criou o seu próprio blog de viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *