Pele mista: Difícil de cuidar?

Uma pele mista é um desafio. Que cuidados devemos ter com ela? A Blogazine ajuda-te!

Uma pele mista apresenta uma zona T (testa, nariz e queixo) com produção elevada de oleosidade (características de uma pele oleosa) e uma zona V (maças do rosto) sem brilho e desidratada – bem características de uma pele seca.

Pele Mista: Difícil De Cuidar?

Assim, este é o tipo de pele “mais difícil” de cuidar, uma vez que o tipo de produtos que podemos utilizar podem ser, ou demasiado adstringentes (ou seja, retirar os lípidos naturais da nossa pele, que são essenciais) ou demasiado nutritivos, levando a que haja formação de pontos negros, pontos brancos e outras lesões de carácter acneico.

Mas, afinal, como tratar uma pele mista?

Limpeza

Se formos a ser rigorosos (ou seja, teoricamente), deverás utilizar dois tipos de produtos de limpeza – um leite (por exemplo) para a zona mais seca do rosto – zona V – e um gel de limpeza para a zona com mais oleosidade – a zona T. Irias aplicar primeiro o gel de limpeza e remover com água abundante e depois proceder à limpeza da zona V com o leite (usando o mesmo exemplo) e remover com um disco de algodão.

Pele Mista: Difícil De Cuidar?

No entanto, este procedimento nem sempre é o mais prático. Para além disso, é um pouco dispendioso. Assim, deverás optar por uma textura que te dê mais conforto, como por exemplo um óleo de limpeza (será um dos produtos mais recomendados neste tipo de pele). Por norma, é um produto que aplicas em pele seca, emulsionas com água até formar uma espuma suave, massajas o rosto com movimentos circulares e depois removes abundantemente com água tépida.

O óleo terá uma parte nutritiva que te irá manter a zona mais seca nutrida e a zona T não irá sentir desconforto. Contrariamente ao que possas pensar, podes utilizar um óleo de limpeza (ou óleo hidratante) numa pele oleosa. O importante é limpares a tua pele.

Cuidado de Rosto

Tal como na limpeza, se formos a adotar os procedimentos teóricos, deverás utilizar dois produtos. No entanto, não precisas. Opta por produtos hidratantes mais leves. Procura a designação “fluído” ou “ligeiro” nas embalagens dos produtos que encontras no supermercado, farmácia, perfumaria ou noutro sítio. Serão o tipo de produtos que mais conforto te irão dar à pele.

Pele Mista: Difícil De Cuidar?

Quanto a texturas, deves optar por fluído ou gel-creme. São mais fáceis de espalhar, de serem absorvidos e irão conferir hidratação à tua pele, sem produzir demasiado sebo na tua pele ou não sentires a tua pele nutrida.

Proteção Solar

Tal como todos os tipos de pele, a pele mista também precisa de proteção solar. No entanto, como este tipo de pele tem as suas especificidades, as texturas que deves procurar, tal como referido nos cuidados de rosto, devem ser o mais leves possível.

Procura gel-cremes, ultra-fluídos e texturas aquosas. Serão aquelas que te darão um maior conforto à pele e não te irá conferir “peso”, algo que não é agradável. À noite, não te esqueças de o remover com o produto de limpeza adequado.

Produtos Complementares

Aqui entram as máscaras e os esfoliantes. Idealmente, deves fazer uma esfoliação uma a duas vezes por semana, dependendo do estado da tua pele, bem como da tez. Usa um esfoliante com um grão fino, pois ao aplicar na zona mais seca do rosto, poderá agredir a pele. Utiliza movimentos suaves e circulares e remove abundantemente com água a seguir.

Pele Mista: Difícil De Cuidar?

Quanto às máscaras, poderás utilizar máscaras de argila na zona T e máscaras em creme na zona das maçãs do rosto. Pode parecer estranho utilizar duas máscaras no rosto ao mesmo tempo, mas esta técnica – Mix Mask – é algo que já é usado há imenso tempo e só te traz vantagens.

Findo o tempo de permanência das máscaras, remove-as com água e aplica o teu cuidado de rosto habitual.

Agora que já sabes como cuidar da tua pele mista, já não há desculpa para ela não estar saudável e bonita!

Que produtos utilizas?

Ricardo Rodrigues

Farmacêutico, pós-graduado em Dermatocosmetologia, autor do blogue "O Pinguim Sem Asas" e natural da cidade do Porto. Um apaixonado por cosméticos que acredita que toda a gente tem potencial para ter uma pele incrível e saudável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *