Serra da Freita: uma pérola da natureza

Rumámos até ao Concelho de Arouca para vos dar a conhecer uma das suas mais emblemáticas serras. Vamos espreitar?

A norte de Portugal, com cerca de 1100m de altura, a Serra da Freita é mais uma atração turística natural do nosso país. Estendida pelas freguesias de Albergaria da Serra, de Manhouce, Valadares, Arões e Cepelos e maioritariamente de solos graníticos, esta serra ainda pouco conhecida pelos portugueses oferece-nos uma grande variedade de atividades para os tempos livres.

Quais as atrações desta serra?

– Frecha da Mizarela: é uma queda de água a uma altitude de 910m, alimentada pelo rio Caima, tem uma altitude de cerca de 75m sendo considerada das mais altas da Europa.

– Pedras Parideiras: como o próprio nome indica as pedras parideiras são assim conhecidas porque parem outras pedras mais pequenas. Isto é por ação de erosão, os nódulos libertam-se e acumulam-se assim no solo, originando outras pedras mais pequenas. Para melhor perceber este fenómeno natural, e com objetivo de ajudar na conservação destas pedras, foi criado o Centro de Interpretação de Pedras Parideiras aberto ao público diariamente.

– Miradouro de São Pedro Velho – é um dos pontos mais altos da Serra da Freita e ofereço-nos uma vista imponente sobre toda a sua paisagem.

– Escalada e trails – fruto da sua altitude, esta serra é atrativa para os amantes de escalada e ainda ideal para uns bons trails, pois dispõe de caminhos já marcados para a sua realização.

– Campismo Rural – para quem quer passar um fim de semana na natureza, existe o Parque de Campismo do Merujal, mais conhecido pelo Refúgio da Freita, que permite por aqui pernoitar e ter mais tempo para a exploração da serra.

– Radar Meteorológico de Arouca – instalado pelo IPMA, de forma circular, este radar a mais de 1000m de altura oferece uma vista panorâmica por toda a serra.

– Passadiços do Paiva – eleito como projeto turístico mais inovador da Europa, na edição de 2016 dos World Travel Awards, estes passadiços são em madeira e estendem-se pela serra ao longo de 8,7km , permitindo assim conhecer os seus mais belos recantos e as suas cascatas. Os bilhetes de entrada podem ser adquiridos à entrada ou online em https://reservas.passadicosdopaiva.pt/pt/bilhetes e têm o valor de 2€.

Curiosos com mais este tesourinho natural?! Aproveitem o bom tempo que está a espreitar, façam as malas, calcem as sapatilhas e rumem ao paraíso arouquense. Não se vão arrepender!

Alexandra Maia

Alexandra Maia, 31 anos, estudou psicologia mas a sua grande paixão é a fotografia. Em 2019 fez um curso de fotografia para aprofundar os seus conhecimentos e faz desta paixão o seu grande hobbie, viajando de máquina ao ombro e capturando todos os momentos. Partilha todas estas experiências no seu bloque pessoal.

One thought on “Serra da Freita: uma pérola da natureza

  • Junho 1, 2020 at 9:13 am
    Permalink

    Serra Maravilhosa

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *