Como proteger o cabelo da radiação solar?

Sabias que não é só a tua pele que precisa de proteção solar? O teu cabelo também!

Sabias que o teu cabelo pode ficar danificado depois de uma exposição solar prolongada? Apesar do teu cabelo (haste capilar) não sofrer queimadura solar (é uma parte “morta”), é essencial a sua proteção.

Existem alguns fatores que condicionam o estado do teu cabelo e os quais deves ter em atenção quando pensas em protegê-lo: o sol, o sal da água do mar e o cloro das piscinas.

Quais os danos?

Sol

A radiação solar fragiliza a fibra capilar, deixando a cutícula (parte mais externa do fio de cabelo) sem proteção. O cabelo resseca, torna-se mais frágil e a cor aclara. Perante este cenário, deves investir num bom protetor solar capilar para proteger e manter a beleza do teu cabelo antes, durante e após a exposição ao sol.

Para além disso, o uso de um chapéu ou de um lenço torna-se imperativo quando vais à praia ou dás um passeio ao ar livre.

Como proteger o cabelo da radiação solar?

Sal

Se tens o cabelo comprido, o ideal será sempre prendê-lo antes de ir dar um mergulho ao mar, algo que sabe sempre bem ao fim de algum tempo ao sol para te refrescares.

No entanto, depois de saíres da água salgada, deves, sempre que possível, passar o cabelo por água doce, a fim de retirar o excesso de sal do cabelo e evitar o ressecar do mesmo (e consequente fragilização). Depois, não te esqueças de colocar novamente o protetor solar no cabelo, tal como fazes no rosto e no corpo.

Como proteger o cabelo da radiação solar?

Cloro

Há quem não tenha praia perto de casa (ou nos arredores) e, por isso, opta por piscinas.

A maior parte das piscinas tem um “pequeno” problema – o cloro. Este, para além de ressecar o cabelo, para quem tem o cabelo loiro, corre o “risco” de ficar com ele verde. E porquê? Porque o cabelo loiro, como é mais poroso, está mais sujeito a absorver o cobre existente nos produtos utilizados no tratamento das piscinas. Solução? Manter o cabelo bem hidratado e nutrido. Quanto mais hidratado e nutrido estiver o cabelo antes da exposição ao cloro, menos agressões irá sofrer.

Mas isto não significa que podes dispensar a utilização de um protetor solar capilar. Nada disso!

Para além de protetores solares para o nosso cabelo, existem ainda diversos produtos que complementam estes, nomeadamente, séruns hidratantes de pontas, que irão ajudar a nutrir e a regenerar a fibra capilar; e ainda champôs e máscaras anti-resíduos, com ação anti-sal e anti-cloro.

Assim, para aquelas pessoas que ainda não utilizam protetor solar no cabelo que, acredita, grande parte ainda não usa, esta pode ser a altura ideal de começarem a utilizar o mesmo. Não só o protetor, como também os cuidados que os complementam.

Quando começares a dar uma “oportunidade” a este tipo de produtos, vais ver que não os vais conseguir largar, pois irás ver os resultados no vosso cabelo.

Vais proteger o teu cabelo este Verão? (agendar para dia 1 de Junho)

Ricardo Rodrigues

Farmacêutico, pós-graduado em Dermatocosmetologia, autor do blogue "O Pinguim Sem Asas" e natural da cidade do Porto. Um apaixonado por cosméticos que acredita que toda a gente tem potencial para ter uma pele incrível e saudável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *