Costa Rica: 4 Parques espetaculares!

Já ouviste falar dos fabulosos parques naturais da Costa Rica? É hoje!

Com mais de 180 parques naturais que protegem vulcões, florestas e praias selvagens, a Costa rica é um paraíso exuberante. O país tem 5% da biodiversidade mundial e cerca de 25% do seu território é composto por áreas protegidas. Esta viagem pela Costa Rica promete ser uma das melhores viagens da vida.

Falamos-te agora de 4 dessas maravilhas.

Parque Nacional Corcovado

Corcovado é um dos parques mais antigos da Costa Rica. O parque recebe biólogos e geólogos de todo o mundo que vêm a estudar o seu território. No Corcovado poderás encontrar lagoas, pântanos, rios, bosques húmidos e montanhas arenosas. A entrada só é permitida com um guia autorizado.

O parque tem à disposição muitos trilhos para caminhadas e vários refúgios para se acampar. Podes também desfrutar de excursões e barco. Pelo percurso tenta avistar as baleias e araras que habitam na região. Neste parque há muitos serviços disponíveis para os turistas: guardas florestais, trilhos, sinalização, casas de banho, água potável, áreas de campismo, rádios para comunicação, alojamentos rústicos e zona de aterragem.

Parque Nacional Manuel António

O parque Manuel António fica numa zona montanhosa no Pacífico Central da Costa Rica. Está rodeado por um bosque tropical muito húmido e é um paraíso para a observação de flora e fauna. O parque abrange 12 ilhas que são ótimos refúgios para várias espécies de aves. Aqui existem 3 praias lindas de areia branca e água turquesa: Espadilla Sul, Manuel António e Porto Escondido.

Neste parque há vários trilhos pedestres que vão dar à praias. Pelo caminho poderás observar macacos-prego, tamanduás, bichos-preguiça, guaxinins, iguanas e muitas espécies de aves marinhas. Quanto aos serviços públicos oferecidos aos visitantes há postos de turismo, guardas florestais, trilhos, serviços sanitários, água potável, sinalização e vários miradouros.

Parque Nacional Vulcão Arenal

La Fortuna é a cidade que acolhe o grandioso vulcão Arenal. A região é um dos lugares mais bonitos da Costa Rica pela sua riqueza natural que atrai muitos turistas. O Arenal, localizado a 7 kms de La Fortuna, é um vulcão ativo embora a sua atividade tenha diminuído bastante desde 2011.

Uma particularidade muito interessante deste parque é que ele proporciona aos seus visitante duas paisagens muito distintas. Uma coberta com uma densa vegetação que acolhe uma diversidade de fauna. Outra coberta de lava escura seca e muitas pedras e areias, resultado das constantes erupções.

O vulcão é a principal atração da zona e é possível vê-lo bem, tanto de dia como de noite. Por vezes, os seus visitantes têm a sorte de desfrutar da observação de algumas explosões e erupções de pequena escala. À volta do Arenal tem uma floresta densa com cascatas, lagoas e trilhos para percorrer, a pé ou a cavalo.

vulcão poás

Parque Nacional Vulcão Poás

O Parque Nacional Vulcão Poás é uma área protegida que recebe a maior afluência de visitantes de todo o país. Atualmente, o vulcão tem emitido grandes quantidades de gases e vapor de água das diferentes fumarolas que estão no interior da cratera do vulcão. O notável aumento da emissão de gases causou alguns fenómenos como a queda de chuva ácida que danificou a flora em algumas zonas do parque.

Os turistas curiosos que procuram explorar este vulcão ficam muito impressionados quando se aproximam das suas crateras fumegantes. Neste parque há diversos serviços disponíveis para os visitantes: posto de informação, guardas florestais, trilhos, casas de banho, água potável, sinalização, cafés, lojas de lembranças e alguns miradouros.

Agora concordas que a Costa Rica está repleta de pequenas maravilhas, certo? Mostrámos-te apenas 4 de dezenas de parques naturais. Agora que já te abrimos o apetite, já podes começar a fazer planos e a preparar-te para a tua próxima grande aventura!

Cristina Marques

É amante de viagens, uma food lover e adora fotografia paisagística. Gosta também de ler e escrever sobre destinos turísticos e, em 2017, criou o seu próprio blog de viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *