7 Dicas e cuidados a ter com o cabelo

Se és daqueles que pensam que cuidar do cabelo é coisa de mulher, está na hora de mudares esse pensamento!

Os cabelos masculinos requerem tratamento como os cabelos femininos, pois como geralmente os fios são mais grossos e as camadas menos espessas, caso não cuides bem do teu cabelo podes ter surpresas menos boas, tais como oleosidade, caspa e dermatite seborreica.
Para que possas evitar estas e outras surpresas, a Blogazine preparou algumas dicas muito importantes para que o teu cabelo seja bonito e saudável.

1| Lava o cabelo diariamente

Como grande parte dos homens tem o cabelo curto, a tendência é que ele seja mais oleoso que o das mulheres. Portanto, para evitar que os fios fiquem com um aspecto sujo e mal cuidado, torna como hábito lavá-lo todos os dias. E este hábito não é apenas para deixar a oleosidade com um índice baixo, pois ele também evita que fungos e micro-organismos se instalem no teu couro cabeludo.
Não é só passar o cabelo por debaixo da água todos os dias, é importante usar alguns produtos específicos e evitar alguns.

2 | Cuidado com a água quente

Não há dúvidas que um banho quente é relaxante, mas para os cabelos ele é um perigo! A água quente direta no couro cabeludo, além de ressecar os fios, contribui para que a oleosidade do cabelo aumente. Toma nota: a temperatura correta para a lavagem é de morna para fria.

3 | Utiliza um champô específico para o teu tipo de cabelo

Existem muitos tipos de cabelos por aí, basta sair à rua para comprovar. Há cabelos oleosos, lisos, afro, compridos, curtos… E ainda bem que a indústria de cosméticos, tem um champô específico para cada um deles. Escolhe o teu e arrasa!
Champô 2 em 1? Foge deles! Pois eles não possuem o mesmo efeito de quando se usa separadamente o champô e o condicionador.
Separa as coisas e nada de usar champô feminino pois, como já explicamos, o cabelo dos homens não é igual ao das mulheres. Portanto, os cabelos masculinos precisam de ativos que só os champô próprios para eles podem oferecer.

4 | Não uses condicionador com muita frequência

O condicionador é um produto que deve ser usado apenas nas pontas do cabelo, pois caso chegue à raiz ele pode deixar o couro cabeludo mais oleoso. Como é uma tarefa quase impossível de aplicar o condicionador apenas nas pontas para quem tem cabelo curto, o ideal é que o produto não seja utilizado com tanta frequência, duas vezes por semana está ótimo!

5 | Exposição solar e água do mar

A melhor época do ano está aí, e muitas das vezes temos muito cuidado com a pele mas esquecemo-nos do cabelo. Mas com a exposição solar, a água do mar, ou o cloro da piscina o cabelo pode ficar muito danificado e com resíduos acrescidos. Portanto é muito importante utilizares protetor solar para o cabelo e depois, durante o banho, lava bem os fios com água abundante até retirares todos os resíduos e só depois utilizas o champô.

6 | Cabelo lavado é hora de o ajeitar

Com o cabelo lavado, é preciso secá-lo e penteá-lo. Mas, assim como a lavagem, estes passos também precisam de algum cuidado ao ser usado. Para secar o cabelo, não utilizes muito o secador, pois pode danificar os fios. Então o melhor é mesmo usar a toalha! Para que consigas ajeitar os fios da maneira que queres, utiliza um pente de madeira com dentes largos, porque irá permitir a neutralização estática do cabelo. Após penteares o cabelo, é recomendado o uso de finalizadores como ceras, gel ou sprays de fixação e tónicos.
Cuidado na quantidade, pois quando são usados em excesso e não são retirados do cabelo da maneira correta, alguns resíduos vão permanecer no cabelo, causando oleosidade e aspeto sujo desnecessário.

7 | Não te esqueças de cortar o cabelo

O ideal é cortares o cabelo a cada 6 semanas, pois quando é cortado com frequência isso irá trazer vários benefícios, como cabelo macio, brilho, maleabilidade e aspeto bonito e saudável.

Quais são os teus hábitos e cuidados para com o cabelo? Tens alguma dica ou segredo para partilhar connosco?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *