Zoo Santo Inácio: o reino da bicharada

A Norte do país, no distrito do Porto, existe um pequeno mundo de vida selvagem. Vamos conhecer?

No concelho de Vila Nova de Gaia, freguesia de Avintes, encontrámos o maior e mais verde zoo do norte, o Zoo Santo Inácio.

Fundado em junho de 2000, e inicialmente denominado por Quinta de Santo Inácio, foi fruto de um sonho de família que tinha como objetivo aproximar o homem da vida selvagem e alertar para a importância da conservação das espécies animais.

Em 2014 sofre uma grande remodelação, transformando-se oficialmente em Zoo Santo Inácio, e passa a integrar o Grupo Thoiry, fortalecendo o movimento a favor da Conservação da Natureza, juntando-se a parques zoológicos como o Parc Zoologique et Château de Thoiry, o Parc et Château du Colombier e o Safari Parc de Peaugres.

Uma visita ao zoo é um excelente programa para miúdos e graúdos. Aqui encontramos uma grande variedade de espécies animais, entre mamíferos , répteis, aves e invertebrados é impossível não ficar rendido.

O zoo apresenta imensas atividades ao longo do dia, como a demonstração com aves de rapina, alimentação às lontras, pinguins, lémures.

Uma das suas maiores atrações é a zona dos leões. Aqui entramos num grande túnel com 40 metros de vidro, altamente resistente que atravessa o habitat destes mamíferos, permitindo-nos assim estar lado a lado ou até por baixo de um leão. Podemos desfrutar ainda do espetáculo da alimentação destes animais, percebendo assim a ferocidade do seu instinto de sobrevivência.

Outra grande atração é a savana africana, onde podemos observar girafas, rinocerontes, gnus, zebras, avestruzes e as demais espécies que aqui habitam. É a réplica do dia-a-dia de uma verdadeira Savana do continente africano.

Para desfrutar deste reino animal, os bilhetes podem ser adquiridos na sua bilheteira física à entrada, nos kioskes turísticos espalhados pela cidade do Porto ou online. Os preços variam entre 10,50€ e os 15,90€, existindo ainda opções como packs família, promoção 2 + 2 e zoo card.

Ao longo do dia podem ainda desfrutar de pequenas refeições no seu restaurante e, para mais tarde recordar podem visitar a loja de souvenirs e comprar um miminho.

Boa notícia? O Zoo Santo Inácio já abriu ao público (com algumas restrições). Uma belíssima sugestão ao ar livre para passearem em família com os cuidados necessários. De certeza que não se vão arrepender e vão querer voltar!

Imagens: Zoo Santo Inácio

Alexandra Maia

Alexandra Maia, 31 anos, estudou psicologia mas a sua grande paixão é a fotografia. Em 2019 fez um curso de fotografia para aprofundar os seus conhecimentos e faz desta paixão o seu grande hobbie, viajando de máquina ao ombro e capturando todos os momentos. Partilha todas estas experiências no seu bloque pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *