5 Instrumentos musicais feitos em casa

Sabes que podes construir os instrumentos musicais dos teus filhos com a sua ajuda? Deixamos-te 5 exemplos simples e muito divertidos.

Sons corporais

Já se aperceberam da quantidade de sons que podemos fazer com o nosso corpo?

– Desde cedo as crianças conseguem bater palmas. Com o passar do tempo aprendem também a bater com as mãos nas mesas;

– Mais tarde conseguem bater com as mãos no peito, nos braços, nas pernas;

– Crianças um pouco mais velhas aprendem a assobiar e estalar os dedos;

Estes movimentos são aprendidos de forma natural, sem intenção musical. Cabe aos adultos mostrar às crianças que há uma relação entre eles e a música.

A blogazine deixa-vos um desafio, para adultos e crianças que já o consigam fazer. Com os mais pequeninos podem reduzir os movimentos, trocar o estalar de dedos por um bater nas pernas. Podem pegar neste desafio e inventar um ao vosso gosto, nunca esquecendo as preferências e capacidades dos vossos filhos. Este vem com vídeo e cábula:

Peito – estala – bate. Peito – estala – peito – bate. Peito – estala – bate. Peito – estala. Bate – bate.

Reco-Reco

Material Necessário:

– 1 garrafa de água;

– Baqueta infantil (ou colher/ pincel).

Começamos com um ligeiro atalho e um instrumento onde o máximo que podemos fazer é personalizar, pintando a garrafa. Depois é usufruir do som com baqueta na garrafa e aproveitar a diversão.

Tambores

Material necessário:

– Baqueta infantil (ou colher/ pincel);

– Tambor 1: Lata de leite infantil com tampa;

– Tambor 2: Frasco de vidro + balão;

– Tambor 3:Lata de tomate + fita aderente;

Com os materiais acima indicamos podemos fazer três tambores diferentes, ao que podemos chamar de mini bateria.

Tambor 1: A leite de leite infantil, por si só, já serve de tambor. É pegar na baqueta e fazer som batendo na sua tampa. Podemos personalizá-la colando um desenho da criança à sua volta. Damos o tambor e a baqueta à criança e ela saberá o que fazer sem precisar de indicação. Se não souber, aproveitem para observar a sua reação e deixem-na explorar e descobrir de que forma vai obter som com os dois objetos que lhe dão. A criança pode até deitar a lata e bater nas laterais, produzirá som na mesma.

Tambor 2: Utilizar um frasco de vidro vazio e sem tampa. Cortar um balão e tapar o frasco. Com este objeto obtemos som batendo com a baqueta mas também puxando e largando o balão.

Tambor 3: Lata de comida (vazia e sem tampa). A fita aderente será a sua tampa e terá que ser colada de forma mais esticada possível. Este é um tambor sensível e só deverá ser utilizado por crianças que já tenham controlo da força, caso contrário poderá romper na primeira utilização.

Maraca

Material necessário:

– 2 Copos de iogurte;

– Arroz (ou massa, grão, feijão..)

– Fita-cola

Colocar o conteúdo dentro de um dos copos de iogurte, alinhar o outro por cima e colar os dois com fita-cola. Ir agitando, com diferentes movimentos e intensidades.

Podemos fazer mais do que um instrumento, com diferentes conteúdos, para obter vários sons.

Se preferirem podem utilizar copos de iogurte líquido. Nesse caso basta colocar o conteúdo dentro do frasco, fechar a tampa e selar com fita-cola para impedir que a criança abra e espalhe o que estiver dentro do copo.

Xilofone colorido

Material necessário:

– Copos de vidro (ou de acrílico ou plástico duro);

– Água;

– Baqueta infantil (ou colher/ pincel);

– Corante alimentar (opcional)

Colocar os copos de vidro alinhados. Podemos utilizar copos de acrílico ou plástico duro mas o som fica mais audível no vidro.

O primeiro copo será o mais cheio, de seguida vamos reduzindo a quantidade de água nos outros.

Juntamos umas gotinhas de corante alimentar em cada um e desfrutamos dos diferentes sons.

Querem saber porque estamos a dar estas dicas de instrumentos musicais? Imaginam as vantagens que a expressão musical tem nos vossos filhos? Amanhã, aqui na Blogazine, poderão ler sobre isso.

Até lá queremos saber, gostaram destas dicas? Já experimentaram ou tencionam experimentar algum destes sons e/ou instrumentos musicais?

Carolina Pereira

Mãe de uma princesa nascida em 2017 @magiaempaginas - conto histórias em #unicontos Educadora de infância e professora de 1º ceb

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *