5 Dicas para ler mais

Entre trabalho, amigos, família, séries e redes sociais, fica difícil encontrar tempo para os livros. Para te ajudar trazemos 6 dicas que te vão fazer ler mais.

A leitura em Portugal está a perder terreno, de há uns anos para cá. Os livros são postos de lado e substituídos por redes sociais e plataformas de streaming. O motivo? Falta de tempo. Ou será falta de organização?

Para te ajudar a conectar com os livros, preparámos cinco dicas que te vão ajudar a encontrar mais tempo para a leitura e ler mais.

1. Cria uma rotina

Criar uma rotina é o primeiro passo para quando queres implementar algo novo na tua vida. Encontra espaço para a leitura: podes reservar uma hora ou altura certa do dia para ler. Por exemplo, de manhã ou à noite. Escolhe o horário em que te concentres melhor no livro.

2. Desafia-te

Propõe-te a ler um determinado número de páginas por dia. Podes começar com um número menor, por exemplo trinta, e ir aumentando de semana para semana.

3. Participa num clube de leitura

Os clubes de leitura são ótimos para quem começar a ler (mais), por vários motivos: ter limite de tempo para ler um livro; sugerir géneros, temas, autores ou, até mesmo, livros em concreto; e promover a partilha de experiências de leitura.

4. Larga o telemóvel e o computador

As novas tecnologias são ótimas em inúmeros aspectos, mas ocupam muito do tempo que poderia ser passado a ler. Por isso, na hora de ler, esconde o telemóvel e o computador e troca as redes sociais pelos livros. E-readers são sempre permitidos, claro.

5. Anda sempre com livros

Seja em formato físico ou digital, leva sempre um livro, pelo menos, para onde quer que vás e aproveita os tempos mortos para ler, nem que seja só uma página.

Quais são os truques que usas para ler mais?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *