5 Dicas para ler mais

Entre trabalho, amigos, família, séries e redes sociais, fica difícil encontrar tempo para os livros. Para te ajudar trazemos 6 dicas que te vão fazer ler mais.

A leitura em Portugal está a perder terreno, de há uns anos para cá. Os livros são postos de lado e substituídos por redes sociais e plataformas de streaming. O motivo? Falta de tempo. Ou será falta de organização?

Para te ajudar a conectar com os livros, preparámos cinco dicas que te vão ajudar a encontrar mais tempo para a leitura e ler mais.

1. Cria uma rotina

Criar uma rotina é o primeiro passo para quando queres implementar algo novo na tua vida. Encontra espaço para a leitura: podes reservar uma hora ou altura certa do dia para ler. Por exemplo, de manhã ou à noite. Escolhe o horário em que te concentres melhor no livro.

2. Desafia-te

Propõe-te a ler um determinado número de páginas por dia. Podes começar com um número menor, por exemplo trinta, e ir aumentando de semana para semana.

3. Participa num clube de leitura

Os clubes de leitura são ótimos para quem começar a ler (mais), por vários motivos: ter limite de tempo para ler um livro; sugerir géneros, temas, autores ou, até mesmo, livros em concreto; e promover a partilha de experiências de leitura.

4. Larga o telemóvel e o computador

As novas tecnologias são ótimas em inúmeros aspectos, mas ocupam muito do tempo que poderia ser passado a ler. Por isso, na hora de ler, esconde o telemóvel e o computador e troca as redes sociais pelos livros. E-readers são sempre permitidos, claro.

5. Anda sempre com livros

Seja em formato físico ou digital, leva sempre um livro, pelo menos, para onde quer que vás e aproveita os tempos mortos para ler, nem que seja só uma página.

Quais são os truques que usas para ler mais?

Marisa Vitoriano

Queria viver num episódio dos Friends, gosto de palavras e de ver o sol a deitar-se no mar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *