Pele desidratada? Nós ajudamos!

Sentes a tua pele desidratada? A Blogazine vai ajudar-te!

Existem diversos fatores que podem contribuir para que a tua pele fique desidratada, como o ar condicionado, comidas picantes, uma baixa ingestão de água ou utensílios de trabalho que utilizas durante o teu emprego, por exemplo.

A hidratação é algo mais preocupante durante o Inverno e o Outono, mas, deve ser uma preocupação diária e ao longo do ano inteiro. A tua pele fica áspera, baça e seca. Assim, uma correta hidratação é fundamental para a tua pele pois, para além de manter o rosto sem aquela sensação de “repuxar” e ressecar, previne também qualquer tipo de descamação ou irritação.

Pele desidratada? Nós ajudamos!

Assim, um produto que podes utilizar para devolver a “água” perdida à pele é uma máscara hidratante. Estas máscaras devem ser integradas na tua rotina de beleza de cuidados de pele e podem ser utilizadas por todos os tipos de pele, mesmo as mais sensíveis (com algumas exceções, como as máscaras de argila, por exemplo).

Para além de reporem a água “perdida” ao longo do dia, devido às constantes agressões que a pele sofre, elas ajudam no combate à falta de elasticidade e retardam o aparecimento das primeiras rugas (ou aquelas “linhas” de desidratação finas fáceis de ganhar, mas inestéticas e indesejadas).

Podem ser utilizadas duas vezes por semana (em alguns casos, três), dependendo do tipo de pele e da estação do ano em causa. Uma pele seca irá precisar de uma maior frequência de aplicação do que uma pele oleosa, assim como no Inverno, irás precisar de utilizar mais vezes estas máscaras que no Verão.

É mesmo necessário utilizar uma máscara hidratante?

A máscara proporciona uma sensação bastante agradável na nossa pele. A alta concentração de princípios ativos é superior à dos cremes de uso diário e potencia os efeitos do “tratamento”.

Enquanto os ingredientes agem na pele, as células absorvem os princípios ativos que necessitam para repor a sua integridade diariamente afetada por fatores agressivos, como o sol, poluição, impurezas, stress e, atualmente, a utilização de máscaras cirúrgicas. Para além de promoverem a retenção de água na pele, devolvem a “humidade” natural à mesma.

Pele desidratada? Nós ajudamos!

São todas iguais?

Existem algumas apresentações de máscaras hidratantes: temos máscaras em bisnaga/boião, em cápsula de café, em tecido, em hidrogel ou em unidose.

O procedimento teórico é, em pele limpa, colocar uma quantidade de máscara em camada grossa, deixar atuar durante 10 a 15 minutos (em algumas, 20) e, ao fim desse tempo, retirar a máscara com água abundante até remoção completa da mesma.

No entanto, existem algumas máscaras, as chamadas “máscaras de noite”, que permitem que a mesma fique a atuar enquanto dormes. Depois de limpares a pele, e de a esfoliares, colocas a máscara em camada fina e vais dormir com ela. Enquanto dormes, vão sendo libertados ativos que vão devolver a hidratação à tua pele e, ao acordar, a pele fica suave, lisa e visivelmente hidratada.

Posso alterar alguma coisa no meu estilo de vida?

Sim. Existem algumas medidas que podes tomar para evitar que a pele fique desidratada, nomeadamente:

– Evitar estar muito tempo debaixo de ar condicionado;

Não tomar banhos com água demasiado quente, mas sim tépida;

Evitar comidas picantes;

– Utilizar cuidados adaptados ao teu tipo de pele;

Evitar utilizar, com muita frequência, maquilhagem de alta cobertura.

Isto tudo, aliado a uma correta ingestão de água (1,5 a 2 litros por dia) irá ajudar a que a tua pele fique mais bonita e com um aspeto mais saudável.

Agora já não tens desculpa para não saber cuidar da tua pele, certo?

Ricardo Rodrigues

Farmacêutico, pós-graduado em Dermatocosmetologia, autor do blogue "O Pinguim Sem Asas" e natural da cidade do Porto. Um apaixonado por cosméticos que acredita que toda a gente tem potencial para ter uma pele incrível e saudável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *