6 Benefícios em contar histórias às crianças

Conhecem os benefícios em contar histórias aos vossos filhos?

Todas as crianças adoram uma boa história quer seja antes de dormir ou durante qualquer parte lúdica do dia mas… Sabiam que existem benefícios em contar-lhes histórias?

1. Sonhar de olhos abertos. Viajar sem sair do lugar.

Decerto já vos aconteceu estarem tão concentrados num livro que se sentem no local descrito, junto das personagens. Imaginem os vossos filhos, ao ouvir e ver as imagens dos lugares mágicos e magníficos retratados nos livros infantis, com personagens maravilhosas.

2. Faz-lhes conhecer outras realidades.

Não só de castelos, fadas e unicórnios vivem os livros infantis. Alguns contam histórias reais, muitas vezes diferentes das dos nossos filhos. Histórias passadas ou atuais que, se não for através dos livros, talvez não nos lembrássemos de as contar aos mais pequenos.

3. Aumenta a memória e concentração.

Para a criança perceber uma história tem que saber, pelo menos, os nomes das personagens. Só assim perceberá o que se está a passar. Para isso precisa de estar atenta e focada ao que lhe estamos a contar.

4. Aumenta o vocabulário e diminui os erros ortográficos.

Quanto mais lemos, mais contacto temos com palavras.
Ler dá-nos a conhecer mais palavras e permite-nos vê-las mais vezes (bem) escritas.
Assim, aumentamos as probabilidades de escrever sem erros ortográficos.
Para que os nossos filhos ganhem gosto pela verdadeira leitura, será uma ajuda irmos contando histórias antes de saberem ler sozinhos.

5. Acalma a alma.

Enquanto ouvem uma história, as crianças estão focadas no seu enredo. Pode estar a chover e não podermos sair de casa, a criança pode precisar de tomar banho e não lhe apetecer.. Enquanto estiver a ouvir uma história nada disso será importante, porque a sua preocupação será “o que vai acontecer a seguir? Como vai acabar esta história?”.

6. Ajuda a dormir melhor.

Uma história de encantar antes de dormir ajuda a acalmar a criança, por mais agitado e cheio de brincadeira que tenha sido o dia. Poderá até ajudar a que tenha melhores sonhos. Para ler antes do sono, o adulto deverá escolher preferencialmente uma história calma e com um final feliz. Se tiver estas características e for contada em voz baixa, acreditem que as probabilidades de ajudar no sono dos vossos filhos são bastante elevadas.

Nunca se esqueçam: ma criança que ouve ler terá mais vontade em ser a própria a ler os seus livros!

Uma criança que sabe e gosta de ler pode conhecer realidades diferentes da sua, aumentar o vocabulário, a concentração, manter o cérebro estimulado. 

Se andarmos sempre com um livro, podemos ler em qualquer sítio, não precisamos de verificar a ligação à internet nem pedir password a ninguém.

Costumam ler para os vossos filhos? E vocês, mães e pais que nos estão a ler, costumam ler nos vossos tempos livres?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *