VoLTE: O que é e como funciona?

Uma tecnologia que já existe desde 2014 mas que só agora começa a ter maior expressão e adesão por parte das operadoras móveis. Mas afinal do que se trata e como podemos beneficiar da mesma no nosso dia a dia?

VoLTE é a sigla que designa o Voice over LTE, ou seja, a possibilidade de realizar chamadas telefónicas utilizando a ligação de dados 4G dos smartphones compatíveis. Desde sempre, a rede 3G e 4G esteve exclusivamente dedicada à transmissão de dados entre dispositivos móveis e com o VoLTE, passou a ser utilizada também para efetuar chamadas.

Alguns smartphones vêm já equipados com esta possibilidade como o caso dos iPhones lançados a partir de 2018 e muitos dispositivos Android de diversos fabricantes. Esta funcionalidade também é conhecida como HD Voice.

Como o próprio nome indica, ao ser utilizada a rede 4G ou LTE para realização de chamadas, estas passam a ser tratadas como dados, sendo assim possível uma maior qualidade nas mesmas com um som mais límpido e sem ruídos, para além do estabelecimento de ligação mais rápido.

 Sabem quando ligam a algum amigo através do Whatsapp ou Facetime e o som parece ter mais qualidade e menos “ruído” causado por instabilidades da rede? O VoLTE no fundo é isso mesmo, aplicado a todas as chamadas.

Para além da qualidade das chamadas, o VoLTE também se caracteriza por poupança a nível da bateria uma vez que utiliza uma única ligação, dispensando as transições entre 2G, 3G e 4G que são uma das maiores fontes de desperdício de bateria.

Então qual a diferença em utilizar o VoLTE comparativamente a uma aplicação como o Whatsapp?

Enquanto que para ligar entre dois utilizadores do Whatsapp é necessário que ambos estejam com uma ligação de dados ativa (seja WiFi ou 4G), no VoLTE, o destinatário não necessita ter esta ligação de dados ativa. Imaginem que estão de férias num local remoto, sem rede móvel e apenas têm o WiFi do hotel. Com o VoLTE podem efectuar qualquer chamada para qualquer destinatário que a mesma será realizada sem qualquer tipo de problema. Hoje em dia, é mais fácil encontrar um local com acesso à internet do que cobertura total de rede móvel, especialmente em locais mais isolados.

Esta funcionalidade, no entanto, está dependente das operadoras e esta acaba por ser a sua maior desvantagem, dado que o “desbloqueio” destas chamadas é efetuado pela própria operadora. A Vodafone foi a primeiro operador a introduzir esta tecnologia em Portugal e neste momento a NOS encontra-se também a promover a mesma ativamente.

Mas atenção: a utilização do VoLTE pode implicar consumo de dados que são descontados do plafond atribuído ao tarifário pelo que devem verificar junto da vossa operadora esta questão.

Com a massificação do 5G nos próximos anos, certamente esta tecnologia será muito mais utilizada e tornar-se-á a norma, acabando por tornar a rede móvel tradicional obsoleta e melhorando bastante a qualidade das nossas comunicações.

César Neves

Mais um igual aos outros. Tanto tem de bom moço como de mau feitio (se não acreditam, perguntem à esposa). Deixou crescer a barba para parecer mais velho mas apenas o confundem com o Rui Unas. Workaholic por excelência, dorme pouco e mal e adora comer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *