Bateria: Mais capacidade e longevidade

Chegar ao final do dia sem bateria no telemóvel passou do pior pesadelo de qualquer utilizador para uma realidade. Com a massificação dos smartphones e a cada vez maior utilização dos mesmos, as baterias pouco ou nada melhoraram em termos de durabilidade. Sabes como tirar o máximo de partido da tua e fazer com que esta dure mais tempo?

A bateria é talvez o componente de maior desgaste no interior do teu telemóvel. Em constante uso, mesmo quando o tens no bolso, esta não dura eternamente. Aliás, se durar mais do que um dia inteiro de uso já é uma vitória!

Esta semana, vamos dar-te algumas dicas de como preservares a tua bateria tanto a nível de carga como de longevidade. Fazendo pequenos ajustes ao teu modo de utilização, podes chegar ao final do dia com bateria suficiente para que não estejas preocupado em não conseguir fazer aquele último post no Instagram com a foto do jantar ou mais importante, para alguma emergência.

Carregamento frequente ao longo do dia

Uma ideia (errada) que quase todos temos é que devemos deixar a bateria descarregar quase até ao final para ligarmos o carregador. Nada mais errado! Carregar frequentemente a bateria ao longo do dia preserva a sua longevidade. O ideal é esta ter sempre uma carga entre os 40% e os 80%, portanto ter sempre um carregador por perto é importante. Hoje em dia, os carregadores são na sua maioria compatíveis entre grande parte das marcas pelo que se não tivermos um nosso, algum colega de trabalho terá certamente. Para além disso, os carregadores são baratos e podemos ter sempre um disponível no carro, no trabalho, etc.

Lembra-te: para aumentar ainda mais a longevidade da bateria, desliga o carregador quando esta atinge os 100% e não deixes ligado toda a noite.

Utiliza um fundo escuro

Utilizar uma imagem de fundo escura ou até mesmo o Modo Escuro que praticamente todos os equipamentos dispõe não é apenas uma alternativa visual. É também uma forma de poupar bateria. Para produzir o branco ou as diversas cores, o ecrã é iluminado pelos seus milhões de pixéis. Tendo uma imagem com fundo escuro, geralmente preto, fará com que esses pixéis não se iluminem o que se traduz numa poupança de bateria. Evita também os fundos animados.

Modo Poupança de bateria

Este é um modo que normalmente é sugerido pelo próprio smartphone quando a bateria atinge os 20% e que permite dar prioridade na utilização aos recursos mais importantes, gerindo assim de forma mais eficaz a carga disponível. Na maioria dos equipamentos, este modo pode ser ativado a qualquer momento ou percentagem de carga, o que pode reduzir substancialmente o gasto ao longo do dia mas pode tornar o equipamento mais lento.

Modo Avião

Se estás numa reunião, numa aula, num espetáculo e não vais usar o telemóvel durante algum tempo, ativa o Modo Avião. Isto irá fazer com que poupes uma grande quantidade de bateria. Neste modo, o equipamento desliga todas as antenas de comunicação e “corta” por completo qualquer sinal. Continua perfeitamente operacional mas ficas desligado do mundo. Se não queres ser incomodado durante estes momentos, juntas assim o útil ao agradável!

O Modo Avião é assim conhecido por ser a única forma que tens de utilizar o teu smartphone a bordo de um avião devido a este não estabelecer qualquer ligação e assim não gerar frequências que interferem com os equipamentos de bordo. É também uma excelente forma de carregares o telemóvel de modo mais rápido pois o consumo é muito reduzido e consegues uma maior percentagem de carga em menos tempo.

Mantém o sistema operativo e as Apps sempre atualizadas

As aplicações e o sistema operativo dos smartphones estão constantemente a serem aperfeiçoados para tirarem o melhor partido dos recursos dos equipamentos e otimizarem o uso de bateria pelo que manter tudo sempre atualizado é uma peça chave para manter também a saúde e durabilidade da tua bateria. Para além disso, evita ter aplicações abertas que não utilizes com frequência. Muitas destas fazem atualizações e consomem recursos mesmo quando estão apenas em “plano de fundo”. Se não usas todos os dias, fecha-a após utilizar.

Ajusta o brilho do ecrã

Por último, o nosso conselho é que mantenhas sempre o brilho do ecrã num nível que te permita ver claramente toda a informação no ecrã. Ter o brilho do ecrã no máximo apenas fará com que a bateria seja consumida mais rapidamente. A maioria dos smartphones já faz esta gestão ao medir a luz ambiente, mas muitos não o fazem de forma correta e muitas vezes à noite temos o brilho demasiado forte quando reduzindo o mesmo em 50% faz com que praticamente não notes a diferença e a tua bateria agradece!

Esperamos ter-te ajudado com as nossas dicas e se estas foram úteis ou conheces outras, partilha connosco nos comentários ou nas redes socais.

César Neves

Mais um igual aos outros. Tanto tem de bom moço como de mau feitio (se não acreditam, perguntem à esposa). Deixou crescer a barba para parecer mais velho mas apenas o confundem com o Rui Unas. Workaholic por excelência, dorme pouco e mal e adora comer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *