O que é o vitíligo?

Certamente já viste pessoas com “manchas” brancas na pele. Sabes do que se trata?

O vitíligo é uma doença de pele onde existe uma despigmentação da mesma localizada ou difusa, caracterizada por manchas de pele brancas bem delimitadas e com tendência para a simetria.

Surge em qualquer idade, embora com menos frequência no adulto jovem, e estima-se que apenas 3% da população mundial tenha vitíligo. A sua evolução é extremamente variável, quer quanto à idade, número de manchas e progressão.

O que é o vitíligo?

Quais as localizações e causas?

Manifesta-se com maior frequência nos contornos dos orifícios naturais, dorsos das mãos, extremidades dos dedos e locais submetidos a atrito prolongado (por exemplo, por peças de vestuário). As lesões resultam da ausência parcial ou total dos melanócitos – células responsáveis pela produção de melanina.

A causa desta doença ainda é desconhecida, sendo a hipótese auto-imune aquela que reúne mais consenso. Em cerca de um terço dos casos, observa-se uma incidência familiar.

Existe algum tratamento? Alguma forma de prevenção?

Por não existir uma causa exata, não é possível implementar medidas de prevenção primária. A evolução é imprevisível, mas, na maior parte dos casos, a doença é progressiva.

Até ao momento ainda não é conhecido nenhum tratamento que combata, ou pare definitivamente, a progressão desta doença. Existem, no entanto, algumas técnicas que permitem a camuflagem das manchas existentes – caso o portador não se sinta “confortável” com as mesmas.

O que é o vitíligo?

A prevenção secundária das complicações é possível e recomendável. É extremamente importante a utilização de protetor solar com fator de proteção muito elevado, uma vez que a pele não pigmentada é extremamente sensível às queimaduras solares.

Apesar do vitíligo não causar incapacidade física, pode ter grande impacto psicossocial, por isso, o acompanhamento psicológico deve ser considerado em pessoas psicologicamente afectadas.

E agora? Já estás mais esclarecido?

Ricardo Rodrigues

Farmacêutico, pós-graduado em Dermatocosmetologia, autor do blogue "O Pinguim Sem Asas" e natural da cidade do Porto. Um apaixonado por cosméticos que acredita que toda a gente tem potencial para ter uma pele incrível e saudável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *