Truques para fazer um bolo perfeito!

Sabes aquele bolo fofinho que toda a gente quer fazer mas nem sempre sai como o esperado? Hoje vamos contar-te todos os truques.

Fazer bolos é algo bastante fácil, mas para muitos parece o oposto. Ora não crescem, ora ficam duros, ora enqueijados… Coisas que acontecem e deixam o nosso bolo não muito saboroso.

Vamos então aprender truques básicos que fazem toda a diferença…

– Peneirar a farinha é muito importante para deixar a massa mais areada. Pode parecer algo insignificante mas acredita que fará toda a diferença.

– O forno tem sempre de ser pré aquecido por cerca de 10 minutos. Assim desde que colocamos a massa de bolo lá dentro ela irá cozer uniformemente à mesma temperatura.

– Ler a receita até ao final antes de começar a fazer o bolo. Este passo não é para ser esquecido.

– A não ser que seja pedido na receita, os ingredientes devem sempre estar à temperatura ambiente.

– Bater a massa em excesso é um erro. Quando adicionamos a farinha, esta deve ser envolvida e não batida. Para um bolo com textura macia não devemos desenvolver o glúten, isso acontece com o pão. Portanto na hora de adicionar a massa prefere misturar a mesma com uma vara de arames em vez de usar a batedeira.

– Usar as medidas certas. Os bolos não são ideais para usar ingredientes medidos a olho.

– Quando terminares de assar, não retirem o bolo do forno de imediato, deixa o mesmo dentro do forno por cerca de 15 minutos com a porta aberta. Deste modo evitas o choque de temperaturas, choque esse que faz com que o bolo abata.

– O fermento é o último ingrediente a ser adicionado. O mesmo sofre uma reacção química quando entra em contacto com os ingredientes húmidos. Se o colocarmos no inicio ele irá perdendo a sua ”força” ainda antes de entrar no forno.

O que nos dizes destes truques? Já conhecias alguns deles ou foram uma novidade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *