Bom Jesus do Monte: um lugar mágico

E porque a cidade de Braga nos reserva muitos tesourinhos, hoje vamos explorar mais um.

Bom Jesus do Monte, também conhecido por Bom Jesus de Braga, é um santuário católico, dedicado ao dedicado ao Senhor Bom Jesus que se localiza perto do santuário do Sameiro. Classificado como Monumento Nacional e declarado Património Mundial pela Unesco, este é um excelente local para um programa de fim de semana

O que podemos encontrar?

Igreja e Escadaria:
Além da maravilhosa igreja, aqui encontrámos uma grande escadaria com mais de 500 degraus onde se desenvolve a Via Sacra do Bom Jesus que representa os passos da Via Sacra, e é constituída por 17 capelas e a Igreja do Bom Jesus.

O Parque:
Estendido por 17hectares o parque constitui-se numa área arborizada, com trilhos para percurso a pé ou a cavalo, diversos jardins com áreas de piquenique para umas refeições tranquilas.

Lagos:
Diversos lagos artificiais, maior parte dos quais com barcos de remo para alugar.

Hotéis:
São 5 os hotéis que encontramos ao longo de todo o parque, embora na fase que atravessámos, apenas se encontra um em funcionamento, que é o que se localiza lado a lado com o santuário e já está aprovado com o selo Clean & Safe pelo Turismo de Portugal.

Elevador:
Aqui encontramos um pequeno elevador, movido com o contrapeso de água, onde podemos fazer a viagem de ida e volta ou fazer apenas uma das viagens, alternando com a escadaria. São 274 metros de viagem, num desnível de 116 metros com 42% de inclinação, a uma velocidade média de 1,2/1,8 m/s. O valor da viagem ronda entre 1€ e 2€.

Restaurantes:
Dispersos por todo o parque encontramos alguns bares e quiosques de venda de bebidas e gelados, mas o restaurante Pórtico é o ícone da região e aqui podemos disfrutar de refeições maravilhosas que nos farão recuperar das caminhadas e aventuras do dia.

E porque agora, mais que nunca, o nosso lema tem de ser o tão conhecido “Vá para fora cá dentro.”, deixo-vos aqui mais uma sugestão de um recanto português que podem visitar este verão. Rumem ao norte e conheçam.

Alexandra Maia

Alexandra Maia, 31 anos, estudou psicologia mas a sua grande paixão é a fotografia. Em 2019 fez um curso de fotografia para aprofundar os seus conhecimentos e faz desta paixão o seu grande hobbie, viajando de máquina ao ombro e capturando todos os momentos. Partilha todas estas experiências no seu bloque pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *