Brincadeiras de verão

Este verão adivinha-se mais afastado de praias e locais que, habitualmente albergavam grandes multidões. Mas o que fazer com as crianças em tempo de férias e de pandemia? Damos-te 5 sugestões de atividades de verão.

1- Banho de mangueira / Banho de alguidar 

Grande parte de nós recorda com saudade os banhos de mangueira ou de alguidar nos pátios das nossas avós ou das nossas mães. O mundo era mais livre e com frequência fazíamos estas atividades que tão felizes nos faziam. Porque não fazer com os nossos filhos? Para quem tem pátio/ terraço e um piso seguro, basta ligar a mangueira e toda a diversão vai acontecer de forma espontânea e natural. Acrescentem um alguidar para que explorem e se molhem à vontade. 

Para quem não tem esse espaço, a banheira pode ser um local de descoberta. Encham parte da banheira e deixem que as crianças se divirtam a fazer desenhos com espuma, a “dar banho” aos seus bonecos ou simplesmente a chapinhar. 

2- Tesouros de Verão

Existem coisas que nos trazem cheiros de verão. Muitas pessoas gostam de remexer fatos de banho e toalhas porque fica sempre um cheirinho a sal e protetor solar. Então porque não termos em casa um pedacinho de verão guardado? Trazer areia e água do mar, uma flor do jardim que gostamos de ir no verão ou uma pedra pequena do caminho que fazemos para caminhar é uma forma de nos encontrarmos e de termos sempre esses locais connosco. 

3- Ver o nascer/ pôr do sol e as estrelas 

O teu filho acordou mais cedo que sol? Pega nele e vejam o nascer do sol, se for pequeno vai receber uma energia fantástica, se já for crescido também e duvidamos que se esqueça. 

O teu filho não quer ir para a cama cedo? Vão ver juntos o pôr do sol que é tão enriquecedor como o nascer. 

O teu filho alguma vez viu o céu à noite? Ver no sentido de o observar, de perceber que os pontinhos são estrelas e que lua pode ter várias formas de se mostrar. Mostra-lhe esse maravilhoso cenário. 

4- Cozinhar uma refeição especial 

Cozinhar com os filhos é uma atividade fantástica, mas podemos elevar a fasquia e cozinhar um jantar especial, ao gosto dos vossos filhos. Deixem que eles coloquem a mesa com a toalha que mais gostam, que coloquem os pratos preferidos e que cozinhem uma receita de eleição. Vai ser divertido e um miminho para eles. 

5- Fazer uma gincana / jogo de pistas 

Para crianças muito pequenas ou quando não temos muito tempo de preparação, uma gincana funciona de forma perfeita: bastam alguns obstáculos e a criança e/ou uma bicicleta e vai ser uma diversão.

Mas é também possível fazer um jogo com pistas, até podemos usar as tarefas pelo meio para colaborarem connosco e se manterem ainda mais motivados. 

E se no decorrer destas atividades as crianças pararem para ver um caracol não ignorem: valorizem o seu interesse e permitam-se parar com ela. 

Estas pequenas coisas para nós, são grandes memórias para elas. Para além de tudo o que permite a criança explorar, dá-lhes um álbum de recordações com os pais que, um dia, vão querer partilhar e reproduzir com os filhos.

Patrícia Paulo

Educadora de Infância e Mãe de dois. Alia a experiência à formação e partilha o seu conhecimento com pais e profissionais. Utiliza a escrita como forma de os ajudar a tomar decisões e executar ações conscientes e informadas no âmbito da educação. Autora da página Le Petit Vi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *