3 hábitos que mudam com a maternidade

Já reparaste que alguns dos teus hábitos mudaram depois de engravidares? Aqui descrevemos apenas 3 desses hábitos. Vem conferir se também aconteceram contigo…

Depois de serem mães, as mulheres passam a orientar-se por um referencial diferente do habitual. Aos poucos, vão deixando de ser o centro das suas atenções e começando a orientar-se em relação a um novo centro: o bebé.

Este é um processo demorado e longo, que começa durante a gravidez. Surge subtilmente e, a pouco e pouco, começa a ganhar raízes, tantas que quando repensares sobre isso, talvez nem te lembres que tudo isso aconteceu.

Um dos primeiros hábitos a mudar surge numa simples idas às compras, na troca pela visita à secção de beleza pela secção de bebé. Se estás ou já estiveste grávida, quantas vezes não deixaste de comprar um creme ou até mesmo um shampoo porque te perdeste a olhar para todos os produtos novos que tens para admirar?

Pois é… Este é um processo que começa despercebido e, aos poucos, vão ficando interiorizado ao ponto de quereres fazer visitas ao supermercado só para passares pela secção de bebé.

As músicas que outrora colocavas a tocar, aos poucos, vão começar a mudar, também. Vais dar por ti a aprender músicas infantis com tanta ou mais facilidade do que as novas músicas da tua banda preferida. Aos poucos, e quando deres conta, já não saberás quando foi a última vez que paraste para escutar as tuas músicas preferidas. Mas, será algo tão natural que apenas recordarás essa fase como algo nostálgico, porque estarás distraída com o teu novo papel.

Vais dar por ti a rejeitar uma ida ao café com as amigas, porque te apetece aproveitar o tempo para descansar, cuidar de ti, da casa ou ficar com o teu novo bebé. Se negar um convite para um café parece algo que nunca irá acontecer, não te espantes quando disseres o primeiro não. O tempo vai passar realmente tão depressa que todos os minutos serão ponderados a dobrar. E, por vezes, o café poderá ser trocado por uma boa conversa ao telefone…

Estes são apenas 3 dos hábitos que mudam durante a maternidade. Como foram contigo?

Deixa-nos a tua experiência e partilha connosco qual destes 3 hábitos se tornou mais “poderoso” ao ponto de nem te lembrares de como era antes de seres mãe…

Luísa Felgueiras

Mãe de dois, o Gabriel e a Estrela. Terapeuta Ocupacional de profissão, com exercício e formação nas áreas da pediatria e saúde mental. Blogger nos tempos livres, autora do Blog da mamã Lu. A escrita faz parte da sua vida desde que lhe deram um diário e um lápis para a mão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *