5 Dicas para a 1ª viagem a solo

Planear a 1ª viagem a solo pode tornar-se uma tarefa difícil. Damos-te 5 dicas que deves saber antes de tudo acontecer.

Planear a primeira viagem a solo traz ao nosso pensamento uma verdadeira montanha de emoções. Tens de planear tudo, definir o destino, escolher onde dormir e decidir o que visitar, considerando todos os custos inerentes. Além de todo este planeamento convém teres em mente algumas dicas importantes que deves saber antes da tua primeira viagem a solo, especialmente no estrangeiro.

1 – Guarda o teu dinheiro em locais distintos

Esta é uma regra básica para viajantes inexperientes. Em caso de assalto ficas algum dinheiro de reserva e, em caso de emergência tens mais dinheiro de parte. Por questão de segurança, guarda um pouco de dinheiro na carteira apenas para os gastos do próprio dia. O restante mantém escondido numa bolsa que fique no cofre do teu alojamento. Se estiveres a viajar com a tua bagagem guarda esse montante no interior de um livro, de uma meia ou numa caixa de medicamentos.

2 – Escolhe um bom seguro de viagem

Não tentes poupar num seguro de viagem. Escolhe o mais abrangente possível que tenha a cobertura de consultas médicas, assaltos, perda de bagagem ou atraso de voos. Um bom seguro de viagem faz toda a diferença. Sem a cobertura de um seguro poderás ter de pagar despesas elevadas. Investir num bom seguro de viagem é importante para resolver estas situações da melhor maneira possível.

3 – Faz novos amigos

Pode ser um cliché mas esta é a melhor parte de viajares a sós. Aproveita esta oportunidade para fazer amizades noutra parte do mundo! Partilha um transporte com outros hóspedes do hotel, participa em tours gratuitas e conhece os outros membros do grupo, convida alguém para conversar num café, pede a alguém para te tirar uma foto e apresenta-te! Fazer amigos em viagem é fácil e isso não implica que tenhas de viajar com essa pessoa. Aproveita para conhecer as pessoas locais e aprende com elas factos sobre o lugar que estás a visitar.

4 – Viaja com pouca bagagem

Viajar constantemente de bagagem de mão ou com uma mochila às costas pesada é uma enorme tortura. Cansa-nos e não nos permite desfrutar por completo da viagem pois estamos limitados. Leva apenas o essencial na bagagem/mochila. Para além de se tornar mais fácil de encontrares o que precisas na mala, também ocupa-te menos espaço e é mais fácil de transportar. Muitas vezes regressamos de viagem e percebemos que nem usamos algumas peças de roupa. Viaja com pouco e desfruta muito!

5 – Desfruta da viagem

Nem sempre tudo corre bem. Pode acontecer imprevistos, o que planeaste ver/fazer pode não ser possível por questões alheias e o destino pode não corresponder à tua expectativa. Mas apesar dos imprevistos, vive a viagem e não deixes de te divertir! De certeza que quando regressares a casa levarás histórias contigo que te farão chorar de tanto rir. Toma atenção ao que te rodeia, ouve as histórias dos locais e observa as pessoas. Todas as viagens são únicas e cabe a ti tirar o melhor proveito do que o mundo tem para dar.

Estas dicas certamente te vão ajudar preparar a tua primeira viagem a solo e fazer com que desfrutes dela ao máximo.

Cristina Marques

É amante de viagens, uma food lover e adora fotografia paisagística. Gosta também de ler e escrever sobre destinos turísticos e, em 2017, criou o seu próprio blog de viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *