Moinhos de Jacindo: um pequeno paraíso

Bem a norte do país, no concelho de Gondomar, encontramos os Moinhos de Jacindo. Já conheces?

São oito os moinhos que estavam cobertos por mato em Jacindo, freguesia de Foz do Sousa, e que um grupo de amigos vem descobrindo e restaurando desde 2017.

Daqui tinham muitas memórias de infância e, aos poucos, foram limpando um território cheio de memórias do passado e de riqueza natural. Foram recuperando o que era possível, com a força dos seus braços, com pedra e madeira disponíveis na zona, a ajuda da comunidade e algumas doações de materiais mais específicos.

Três anos após todos os sábados destes amigos serem dedicados a esta maravilha, podemos encontrar em Jacindo uma trilha de 6km, várias zonas de merenda e de estacionamento, miradouros, quedas de água de cortar a respiração, quase 500 novas árvores e arbustos da flora portuguesa e sete moinhos recuperados.
Preparam-se para iniciar agora a recuperação do oitavo moinho que é o que se encontra mais distante das margens do Rio Sousa.

Crucial para esta intervenção foi o consentimento dos proprietários dos moinhos.


Neste momento o Trilho dos Moinhos de Jacindo já está certificado pela Federação Portuguesa de Montanhismo e já registada nos recursos web dos caminhantes e outros amantes do desporto de natureza. Este trilho coincide ainda com o traçado da antiga linha férrea por onde era transportado o carvão extraído das minas de Midões até à foz do Sousa, sendo depois levado de barco até ao Porto.

Graças à sua paixão pelo local, estes amigos e todos os populares que voluntariamente vão aparecendo para ajudar, presentearam-nos com mais uma maravilha natural, onde ainda nos é permitido uns mergulhos no rio para refrescar após uma fantástica caminhada.

Estás à espera de quê para ir conhecer este local cheio de história?! Vem daí e se quiseres contribuir para a continuidade do projeto estes amigos agradecem.

Imagens: olharescomflash

Alexandra Maia

Alexandra Maia, 31 anos, estudou psicologia mas a sua grande paixão é a fotografia. Em 2019 fez um curso de fotografia para aprofundar os seus conhecimentos e faz desta paixão o seu grande hobbie, viajando de máquina ao ombro e capturando todos os momentos. Partilha todas estas experiências no seu bloque pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *