As mães também precisam de uma pausa…

Num mundo que nos exige tanto, numa fase em que tentamos conciliar todos as nossas responsabilidades dentro do mesmo espaço, torna-se urgente parar.

Os dias começam cedo, muitas vezes, depois de longas e difíceis noites… As mães acordam com a responsabilidade e preocupação de antecipar os essenciais para o dia dos seus filhos. Preparar refeições, roupas, brincadeiras, consultas, sonos, higiene…Estas são algumas das tarefas que não saem do pensamento de uma mãe. Se és mãe, certamente irás identificar cada um destes pensamentos. Eles estão tão presentes que tendem a parecer automáticos. Acordas e adormeces a pensar sobre eles.

Mas não é apenas disto que vive o pensamento de uma mãe. Ele carrega o peso da responsabilidade e a vontade de fazer o melhor em cada uma dessas tarefas. Ela tem o desejo continuado de querer fazer mais e melhor a cada dia que passa, de testar novas sugestões, de fazer tão bem ou melhor do que viu algures na internet.

Seria tão mais simples se cada mãe pudesse ser apenas mãe. Cuidar de alguém já é, por si só, uma tarefa exigente demais. Conciliar tudo isto e ainda assim, tentar ser também todos os outros papéis torna-se bem extenuante. E, por isso, fazer uma pausa, de vez em quando, faz bem. Já experimentaste parar e repensar sobre o teu dia-a-dia? Já experimentaste desligar de alguma das tarefas que exiges de ti mesma no dia-a-dia? Qual delas poderias dispensar por uns dias? Seja uma pausa no trabalho, um dia ou outro sem preparar refeições, um ou outro dia sem banhos e sem horas a cumprir, ou até mesmo desligar das redes sociais são pequenas mudanças que poderão dar-te o fôlego necessário para retomar cada uma das tarefas de forma mais leve, tranquila e feliz.

Se ainda não experimentaste desligar um bocadinho de cada uma das tarefas que executas no teu dia a dia, fica aqui um convite a fazê-lo nos próximos dias, ou sempre que sentires necessidade.

Deixar que os filhos tirem férias dos pais não tem que ser a tua solução, porque alguém na internet também o fez. Podes simplesmente desligar de tantas outras coisas, canalizar a energia para o resto e restabelecer toda a força que tens dentro de ti. Não custa experimentar!

Luísa Felgueiras

Mãe de dois, o Gabriel e a Estrela. Terapeuta Ocupacional de profissão, com exercício e formação nas áreas da pediatria e saúde mental. Blogger nos tempos livres, autora do Blog da mamã Lu. A escrita faz parte da sua vida desde que lhe deram um diário e um lápis para a mão.

One thought on “As mães também precisam de uma pausa…

  • Agosto 11, 2020 at 1:41 pm
    Permalink

    Excelente trabalho. Talvez também lhe interesse o livro de Cindi Angelo ‘Mães de destino’.
    Para todas as mulheres que desejam gerar filhos espirituais.
    Aceda a este link e compre o livro: https://go.hotmart.com/T39739690E

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *