Guimarães: aqui nasceu Portugal

Continuamos a explorar o norte do país e vamos dar-te a conhecer a cidade de Guimarães, mais conhecida pelo berço da nação.

Quando falamos em Guimarães só nos ocorre a celebre frase “Aqui nasceu Portugal”. E são estas três simples palavras que nos refletem o peso histórico desta nobre cidade onde decorreu a Batalha de São Mamede e onde se formou o condado Portucalense por D. Henrique e por seu filho D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, poder ter nascido nesta cidade.

Mas a História não se conta só nos livros e ao passear por Guimarães, fazemos uma verdadeira viagem no tempo. Preparados?! Venham daí, vamos viajar no tempo!

– Castelo de Guimarães: Mandando construir pela Condensa Mumodona Dias este castelo está ligado a façanhas heróicas do período da fundação da nacionalidade como a Batalha de S.Mamede em 1128, razão porque é conhecido por Castelo da Fundação ou de S. Mamede, serviu ainda ao longo da sua história de palco a vários conflitos reais. Perdida que foi a sua função defensiva, o Castelo entra num processo de abandono e degradação progressiva até ao século XX, altura em que é declarado Monumento Nacional e são efetuadas obras de restauro.

– Paço dos Duques de Bragança: Com um aspeto fortificado, as janelas em vitral e as inúmeras chaminés são os elementos que tornam o Paço dos Duques de Bragança um exemplar palaciano único na Europa. Inspirado no estilo borgonhês, D. Afonso 1º Duque de Bragança, mandou construir o palácio no século XV. Já no governo de Salazar o edifício foi todo restaurado porque estava em total ruína.

– Capela de São Miguel: De estilo românico foi aqui que D. Afonso Henriques foi batizado, daí a sua importância.

– Largo da Oliveira: A praça mais característica de Guimarães. O Largo da Oliveira é a biografia dos vimaranenses.
Aqui encontramos a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira residente do largo desde 950 com exterior gótico e interior barroco, o Padrão do Salado e o alpendre gótico.

– Santuário da Penha e miradouro: é um exemplar único da arquitetura religiosa de Marques da Silva. 
Uma igreja moderna no cimo da montanha da Penha e onde ainda podemos disfrutar de uma vista panorâmica sobre a cidade.

Ansiosos por explorar a História de Portugal?! Juntem miúdos e graúdos e vão conhecer o berço da nação. Com certeza que irão aprender brincando.

Alexandra Maia

Alexandra Maia, 31 anos, estudou psicologia mas a sua grande paixão é a fotografia. Em 2019 fez um curso de fotografia para aprofundar os seus conhecimentos e faz desta paixão o seu grande hobbie, viajando de máquina ao ombro e capturando todos os momentos. Partilha todas estas experiências no seu bloque pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *