Livros infantis para ter em casa

As histórias e os livros são recursos de excelência para ajudar os adultos a explicarem diversos aspetos e a desenvolverem competências nas crianças. Apresentamos 4 livros interessantes para explorar com os teus filhos.

Contam os nossos avós que as histórias eram contadas sem livros, quando todos se juntavam e queriam sonhar. As histórias decoradas ou inventadas raramente eram contadas ao acaso, tendo sempre algum fundamento por detrás. Os tempos foram passando e as histórias começaram a ser imortalizadas em livros e, mais tarde, preenchidas por ilustrações. Este hábito ancestral não se deve perder e cabe aos pais continuar a cultivar o gosto pelo livro e pela leitura. 

Por isso selecionámos 4 livros
que vamos apresentar e mostrar formas de os explorar. 

1- O Cuquedo 

Recomendado pelo plano nacional de leitura, o Cuquedo é um dos livros infantis mais falados, desde há uns anos. O Cuquedo é uma criatura que mete medo aos animais da floresta, assustando-os. Mais do que trabalhar os medos, a lengalenga e as ilustrações dos diferentes livros estão cheias de pormenores que podemos explorar com as crianças. Descubram os números, as características dos animais e os objetos que estes transportam. Irão ver que, às páginas tantas, será a criança que vos contará a história, olhando apenas para as imagens.

2- A lagartinha muito comilona 

Com ilustrações lindíssimas, o livro supra referido conta a história de uma lagarta que se transforma em borboleta. Para além de nos dar a possibilidade de explorar a metamorfose com os mais pequenos, mostrando-lhes a magia da natureza, a história aborda também o tema da alimentação saudável, sendo um bom ponto de partida para o explorares com o teu filho.

3- Adivinha quanto gosto de ti – estações do ano

A versão dedicada às estações do ano, mostra-nos de forma extremamente genuína, características das diferentes estações do ano presentes na natureza. A Grande Lebre Castanha e a Pequena Lebre Castanha vivem aventuras nas quais a observação e o afeto são a base. Nos livros, peçam aos vossos filhos que identifiquem elementos da natureza e os descrevam na estação do ano correspondente no que diz respeito à sua cor, aspeto, textura e quantidade. No final não se esqueçam de dizer o quanto gostam deles.

4- Meu amor 

Um livro que fala de amor. Um livro que mostra que, independentemente do que sejamos, do que façamos, os nossos pais terão sempre um cantinho para nós no coração. Este é um sentimento que todas as crianças deveriam ter presente e este livro é uma boa forma de os lembrar-mos disto. Explorem o livro, dizendo momentos em que estão felizes, triste ou zangados, concluindo que ainda assim se amam mutuamente.

Os livros que hoje apresentares aos teus filhos, serão aqueles que irão folhear quando tiverem saudades tuas, quando quiserem lembrar a infância ou até tomar decisões. São parte da vossa história e não são esquecidos.

Patrícia Paulo

Educadora de Infância e Mãe de dois. Alia a experiência à formação e partilha o seu conhecimento com pais e profissionais. Utiliza a escrita como forma de os ajudar a tomar decisões e executar ações conscientes e informadas no âmbito da educação. Autora da página Le Petit Vi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *