Semana Mundial do Aleitamento Materno

Na semana passada comemorou-se, um pouco por todo o mundo, a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Mas, afinal em que consiste?

A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de uma história mundial focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da Criança.

Desde a sua criação, em 1948, que a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem como uma das suas prioridades a saúde da criança, tendo grande preocupação com a mortalidade infantil.

Em agosto de 1990, de um encontro organizado pela OMS e UNICEF resultou uma declaração formal que se comprometia a proteger, promover e apoiar o aleitamento materno.

Nesta declaração, designada de “Declaração de Innocenti”, a OMS e a UNICEF, reconhecem que “o aleitamento materno constitui um processo único e uma atividade que, mesmo considerada isoladamente, é capaz de reduzir a morbilidade e a mortalidade infantil ao diminuir a incidência de doenças infeciosas, proporcionar nutrição de alta qualidade para a criança, contribuindo para o seu crescimento e desenvolvimento, contribuir para a saúde da mulher reduzindo o risco de certos tipos de cancro e de anemia e aumentando o espaçamento entre os partos, proporcionar benefícios económicos para a família e para o país e quando bem adotado, proporcionar satisfação à maioria das mulheres”.

Com o objetivo de seguir os compromissos assumidos pelos países com a assinatura do documento, foi fundada em 1991 a Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação (WABA). Em 1992, a WABA criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno, para promover as metas da “Declaração de Innocenti”

A Semana Mundial do Aleitamento Materno é comemorada anualmente, entre os dias 1 e 7 de agosto, em mais de 170 países, com o objetivo de encorajar esta prática e fomentar a saúde dos recém-nascidos de todo o mundo.

Esta comemoração é considerada como um veículo para a promoção da amamentação. A WABA define, a cada ano, o tema a ser trabalhado na Semana, lançando materiais que são traduzidos em 14 idiomas. Entretanto, a data e o tema podem ser adaptados em cada país a fim de que seja obtido mais e melhores resultados do evento.

Em 2020, a Semana Mundial do Aleitamento Materno foi dedicada ao tema «Apoiar o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável» que visa consciencializar para o impacto da alimentação infantil no meio ambiente e alterações climáticas e para a necessidade de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno para a saúde das pessoas e do planeta.

Luísa Felgueiras

Mãe de dois, o Gabriel e a Estrela. Terapeuta Ocupacional de profissão, com exercício e formação nas áreas da pediatria e saúde mental. Blogger nos tempos livres, autora do Blog da mamã Lu. A escrita faz parte da sua vida desde que lhe deram um diário e um lápis para a mão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *