Google lança o Nearby Share

Após vários anos de pedidos pela comunidade, eis que finalmente a Google terminou o desenvolvimento e disponibilizou uma forma nativa para transferência imediata de ficheiros entre utilizadores que estejam próximos uns dos outros – o Nearby Share.

Já nos habituamos durante os últimos anos a que surjam críticas efusivas a qualquer novo lançamento nos produtos da Apple. Nomeadamente no que diz respeito ao iPhone e iOS. Os comentários são na sua maioria “o Android já tem isso há vários anos”, no entanto, parece que desta vez se deu o oposto.

A Apple já tem há vários anos a funcionalidade Airdrop, que permite que qualquer utilizador de iPhone, Mac ou iPad possa transmitir ficheiros imediatamente e de forma rápida entre si bastando apenas estarem próximos. Este tipo de funcionalidade é principalmente útil quando queremos partilhar algo rápido como uma foto ou documento e não queremos ter o trabalho de abrir as mensagens, procurar o contacto da pessoa, ou até mesmo adicioná-lo caso não faça parte da nossa lista.

Com o Nearby Share é possível fazer esta transferência de ficheiros bastando para isso que os dois equipamentos estejam próximos e com a funcionalidade ligada. Basta apenas uma ligação Bluetooth ou Wifi comum para que este processo seja simples, rápido e acima de tudo imediato. Ou não vivêssemos nós numa era em que tudo se quer instantaneamente!

Esta funcionalidade irá estar disponível não apenas nas novas versões de Android mas será também compatível com as mais antigas a partir do Android 6.0 lançado em 2015, o que alarga o espectro de utilizadores da mesma.

A privacidade e segurança estão garantidas pois esta tecnologia assenta em criptografia avançada o que permite aos utilizadores ficarem descansados que ninguém irá conseguir aceder aos seus ficheiros, excepto a pessoa com quem estamos a partilhá-los e apenas naquele instante.

É possível também definir o modo de privacidade. Escolher entre estar visível para todos os utilizadores ao redor, apenas alguns ou até mesmo para nenhum, para que assim não recebas ficheiros dos quais não tens conhecimento.

Mas esta funcionalidade não é uma novidade no Android. É uma evolução do Android Beam, que foi lançado em 2011 mas abandonado aquando do lançamento da versão 10 deste sistema operativo.

Lançado em exclusivo para os dispositivos Samsung e Pixel, é esperado que o Nearby Share esteja disponível durante as próximas semanas nos restantes fabricantes, com os quais a Google tem trabalhado na implementação desta funcionalidade.

Se gostas de tirar aquela foto com os teus amigos e partilhá-la de imediato com eles, sem perder tempo e acima de tudo qualidade com a compressão do ficheiro para que o mesmo seja enviado pelo WhatsApp, esta é sem dúvida uma funcionalidade que te irá agradar!

César Neves

Mais um igual aos outros. Tanto tem de bom moço como de mau feitio (se não acreditam, perguntem à esposa). Deixou crescer a barba para parecer mais velho mas apenas o confundem com o Rui Unas. Workaholic por excelência, dorme pouco e mal e adora comer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *