Leiria : À descoberta da cidade encantada

Continuamos pelo centro do país e vamos conhecer aquela que é uma das cidades mais historicamente ricas: Leiria.

Local de interesse histórico, Leiria tem um passado muito rico em acontecimentos, desde as Invasões Francesas ao Grande Incêndio de 1811.
Aqui encontrámos alguns monumentos característicos do tempo em que os romanos por aqui habitaram e muitos são os pontos de atração que por aqui temos.

Curiosos?! Vamos conhecer!

– Castelo de Leiria: ex-libris da cidade, recebe por ano mais de 50 mil turistas. Mandado construir por D. Afonso Henriques, o local onde foi construído este castelo medieval tem vestígios arqueológicos de um passado pré-histórico e romano.

– Mosteiro da Batalha: localizado na cidade com o mesmo nome, este mosteiro dominicano foi construído com o intuito de ser um agradecimento à Virgem Maria pela vitória na Batalha de Aljubarrota. É considerado Património Mundial pela UNESCO, foi considerado uma das 7 Maravilhas de Portugal e tem ainda o estatuto de Panteão Nacional.

Mosteiro de Alcobaça: como o próprio nome indica, está situado em Alcobaça e é a primeira obra gótica construída em Portugal. Está classificado como Património da Humanidade pela UNESCO e como Monumento Nacional e é ainda uma das 7 Maravilhas de Portugal.

– Jardins encantados: desde enigmático Bacalhoa Buddha Eden, passando pelo Jardim do Amor e os Jardins do Lis, são vários os jardins fantásticos que encontramos neste conselho e que nos convidam a bons passeios em família.

– Vila de Óbidos: é uma vila medieval que pertenceu à família real no século XIII e das mais pitorescas de Portugal. Dentro das suas muralhas, encontramos um castelo e um labirinto de ruas e casas brancas que fazem as delícias de quem por lá passa.
A vila é anualmente palco do festival do chocolate e da aldeia natal , chamando centenas de visitantes.

Aldeias de Xisto: repartidas entre Leiria, Coimbra e Castelo Branco, este conjunto de aldeias são o verdadeiro paraíso para quem lá passeia. Caracterizadas pelas suas casinhas em Xisto, aqui há rasto da presença humana desde o pré-histórico. Algumas aldeias surgiram por ação das ordens religiosas, outras pelas atividades pastoris e pelo comércio .

Interessante não acham?! Anotem tudo, façam o vosso próprio roteiro e venham explorar esta magnífica cidade.

Alexandra Maia

Alexandra Maia, 31 anos, estudou psicologia mas a sua grande paixão é a fotografia. Em 2019 fez um curso de fotografia para aprofundar os seus conhecimentos e faz desta paixão o seu grande hobbie, viajando de máquina ao ombro e capturando todos os momentos. Partilha todas estas experiências no seu bloque pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *